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capa do ebook ESCRITORA E ESCRITURA:  Anne Cécile Desclos e sua escrita erótica como carta de amor

ESCRITORA E ESCRITURA: Anne Cécile Desclos e sua escrita erótica como carta de amor

As linhas que se seguem têm por objetivo analisar alguns pontos da biografia de Anne Cécile Desclos que sob o pseudônimo Pauline Réage escreve a obra “A história de O” como uma carta de amor para capturar a fantasia de seu amado Jean Paulhan. Nesse trajeto, optou-se por usar como autor de base Sigmund Freud e suas investigações sobre a sexualidade feminina para ler aspectos da vida e obra da referida autora, no intuito de encontrar elementos para uma leitura-escuta que nos aponte o rastro de um possível traço feminino da fantasia. Nesse contexto, vemos acenar nas fissuras presentes na relação escritora-escritura possíveis coordenadas de uma fantasia feminina que emerge do deslocamento entre posição de objeto do desejo (ser narrada) e posição de sujeito de seu próprio desejo e do desejo do outro (narrar). Infere-se, nesses termos, que o tornar-se mulher é fruto da precipitação da autora de sua própria história, tomando para si a posição de sujeito desejante mediante a sustentação de uma possível fantasia feminina de se fazer objeto de desejo do outro.

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ESCRITORA E ESCRITURA: Anne Cécile Desclos e sua escrita erótica como carta de amor

  • DOI: 10.22533/at.ed.1692106052

  • Palavras-chave: Anne Desclos. Freud. Feminino. Literatura erótica. Sexualidade.

  • Keywords: Anne Desclos. Freud. Female. Erotic literature. Sexuality

  • Abstract:

    The following lines aim to analyze some points in the biography of Anne Cécile Desclos who under the pseudonym Pauline Réage writes the work “The story of O” as a love letter to capture the fantasy of her beloved Jean Paulhan. Along this path, we chose to use Sigmund Freud and his investigations on female sexuality as the basic author to read aspects of the life and work of the author, in order to find elements for a reading-listening that points out the trail of a possible feminine trait of fantasy. In this context, we see in the fissures present in the writer-writing relationship possible coordinates of a female fantasy that emerge from the displacement between the position of the object of desire (to be narrated) and the position of subject of her own desire and the desire of the other (to narrate). It is inferred, in these terms, that becoming a woman is the result of the precipitation of the author of her own history, taking for herself the position of desiring subject through the support of a possible female fantasy of becoming the object of desire of the other.

  • Número de páginas: 15

  • Wilson Camilo Chaves
  • Elizabeth Fátima Teodoro
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