Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook COMO A PARTICIPAÇÃO NA LAMSA CONTRIBUI PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

COMO A PARTICIPAÇÃO NA LAMSA CONTRIBUI PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

 A Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (LAMSA) é constituída por acadêmicos e colaboradores de diferentes áreas, para realizar ações de ensino, pesquisa e extensão sobre a saúde do adolescente. Essa etapa da vida necessita de uma rede de atenção devido à transição comportamental, física e social. O cuidado melhora as diferentes perspectivas, facilita a troca de informações e as relações individuais e coletivas. Para isso, a LAMSA atua com diferentes áreas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicológico e fisiológico, buscando promover a saúde em várias vertentes.  Os aspectos relacionados com a nutrição são incluídos no cronograma da liga tornando imprescindível a participação de acadêmicos dessa profissão. Esse trabalho objetiva relacionar a formação em nutrição com as ações da LAMSA. É um relato de experiência que narra a atuação da liga, em 2020, contemplando a sua importância para a formação do nutricionista. Atualmente, a LAMSA é constituída por 44 discentes de 10 cursos de diferentes áreas, valorizando os debates e a interprofissionalidade. Os encontros, via Google Meet, são semanais e realizados em módulos cumprindo o projeto de ensino. Até o momento, a extensão é feita pelas mídias sociais e em salas virtuais, substituindo os encontros presenciais anteriores à pandemia. Entre as pesquisas, os acadêmicos da nutrição investigam os riscos de transtornos alimentares associados ao estado nutricional e comportamento alimentar de adolescentes. Dessa forma, a LAMSA promove o fortalecimento da formação acadêmica do Curso de nutrição tanto no aprendizado teórico, como na vivência direta com a população, na experiência de trabalho com a equipe multidisciplinar e na investigação científica, sempre no contexto da promoção à saúde do adolescente. A participação em ligas acadêmicas oportuniza maior envolvimento do acadêmico em atividades complementares de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aquisição de competências, gerais e/ou específicas.

 

Ler mais

COMO A PARTICIPAÇÃO NA LAMSA CONTRIBUI PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA

  • DOI: 10.22533/at.ed.6572106059

  • Palavras-chave: Nutricionista; Formação; Multidisciplinar; LAMSA

  • Keywords: Nutritionist; Formation; Multidisciplinary; LAMSA

  • Abstract:

    The Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde do Adolescente (LAMSA) (Multidisciplinary Academic League in Adolescent Health) is composed of students and collaborators from different areas, to carry out teaching, research, and extension actions on adolescent health. This stage of life needs a network of attention due to the behavioral, physical, and social transition. The care improves the different perspectives, facilitates the exchange of information and the individual and collective relationships. LAMSA works with different areas related to cognitive, psychological, and physiological development, seeking to promote health in various ways.  The aspects related to nutrition are included in the league's schedule, making the participation of students of this profession indispensable. This work aims to relate the formation in nutrition with the actions of LAMSA. It is an experience report that narrates the actions of the league, in 2020, contemplating its importance for the formation of the nutritionist. Currently, LAMSA is composed of 44 students from 10 courses from different areas, valuing debates and interprofessionalism. The meetings, via Google Meet, are weekly and held in modules fulfilling the teaching project. Up to now, the extension is done through social media and in virtual rooms, replacing the face-to-face meetings prior to the pandemic. Among the research, the nutrition students investigate the risks of eating disorders associated with the nutritional status and eating behavior of adolescents. Thus, LAMSA promotes the strengthening of the academic education of the Nutrition Course both in theoretical learning and in the direct experience with the population, in the experience of working with a multidisciplinary team and in scientific research, always in the context of promoting adolescent health. Participation in academic leagues provides an opportunity for greater involvement of the student in complementary activities of teaching, research, and extension, enabling the acquisition of general and/or specific skills.

  • Número de páginas: 9

  • Ariadne Marti Lopes Gomes
  • Rita de Cássia Avellaneda Guimarães
  • Soraya Solon
  • Maria Luisa Rocha da Silva
Fale conosco Whatsapp