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capa do ebook PERCEPÇÕES DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CIDADE DE SANTO ANDRÉ -SP

PERCEPÇÕES DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CIDADE DE SANTO ANDRÉ -SP

O presente trabalho se vincula à pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a percepção dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, frente a influência das reformas curriculares no desenvolvimento profissional dos docentes que atuam nas regiões periféricas do município de Santo André, no Estado de São Paulo. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico da pesquisa a abordagem qualitativa, levantamento e análise bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. A pesquisa valeu-se do método hermenêutica-dialética e da técnica de triangulação para análise dos dados, que indicam que a percepção dos professores, no que tange as reformas curriculares, incide sobre o seu processo formativo e suas ações de sala de aula, promovendo o desenvolvimento profissional.

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PERCEPÇÕES DOCENTE SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CIDADE DE SANTO ANDRÉ -SP

  • DOI: 10.22533/at.ed.65421110623

  • Palavras-chave: Escola Pública. Reformas Curriculares. Desenvolvimento Profissional Docente

  • Keywords: Public School, Curricular Reforms, Teaching Professional Development

  • Abstract:

    The present work is associated with the master research developed with the Graduate Program in Education at the Federal University of São Paulo (UNIFESP). The objective of this research is to identify and analyze the perception of teachers in the early years of elementary school, given the influence of curricular reforms on the professional development of teachers that work in the peripheral regions of the Santo André city, in the State of São Paulo. Therefore, we adopted the qualitative approach, bibliographic survey, and bibliographic analysis as a methodological research procedure. Besides, we utilized semi-structured interviews as a data collection instrument. The research used the hermeneutic-dialectic method and the triangulation technique for data analysis, which indicates that the perception of teachers, in terms of curricular reforms, affects their formative process and their classroom actions, promoting the professional development.

  • Número de páginas: 14

  • Sonia Maria Pereira de Oliveira
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