Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: TEORIA E PRÁTICA INCLUSIVA

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: TEORIA E PRÁTICA INCLUSIVA

O número de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas na rede regular de ensino da Educação Básica, tem aumentado a cada ano, conforme demonstram os dados anuais do Censo Escolar (INEP). Diante disso, problematizamos: o que demonstram as estatísticas quanto ao número de matrículas de crianças com necessidades educacionais especiais em salas de inclusão da rede regular de ensino e, em paralelo, com a formação inicial de professoras/es em Educação Especial? Para tanto, realizamos o levantamento de dados estatístico, bibliográfico e documental e utilizamos como aporte teórico os estudos da área de Educação e Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva. Nosso objetivo é apresentar e analisar dados dos últimos quatro anos (2015-2019), acerca da formação inicial de professoras/es para atuação em salas de inclusão, entendido neste trabalho como a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como, referente às matrículas de alunas/os das classes comuns na rede regular de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as análises realizadas, percebemos a necessidade de ampliação no número de cursos de graduação em Educação Especial e de formação continuada. 

Ler mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: TEORIA E PRÁTICA INCLUSIVA

  • DOI: 10.22533/at.ed.6542111063

  • Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação Inicial Docente. Pessoas com necessidades educacionais especiais. Educação Básica.

  • Keywords: Basic education. Inclusive education. Initial Teacher Training. People with special educational needs. Special Education.

  • Abstract:

    The number of children with special educational needs enrolled in the regular Basic Education teaching network, has increased every year, as demonstrated by the annual data of the School Census (INEP). In view of this, we question: what do the statistics show regarding the number of enrollments of children with special educational needs in inclusion rooms of the regular school system and, in parallel, with the initial training of teachers in Special Education? For that, we carried out a survey of statistical, bibliographic and documentary data and used as a theoretical contribution the studies in the area of ​​Education and Public Policies in the perspective of Inclusive Education. Our goal is to present and analyze data from the last four years (2015-2019), about the initial training of teachers to work in inclusion rooms, understood in this work as the Specialized Educational Service (AEE) room, as well as, referring to the enrollment of students from the common classes in the regular school system of the early years of elementary school. Among the analysis carried out, we noticed the need to expand the number of undergraduate courses in Special Education and continuing formation.

  • Número de páginas: 18

  • ANDREA GERALDI SASSO
  • Sandra Garcia Neves
Fale conosco Whatsapp