Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE: DISPUTAS EPISTÊMICAS NA GEOGRAFIA

A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE: DISPUTAS EPISTÊMICAS NA GEOGRAFIA

O presente trabalho pretende discutir a ideia de que a construção de uma educação geográfica e antirracista preconiza o protagonismo do negro na produção do espaço. Utilizando o trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia, disciplina que carrega um saber posicional aos sujeitos que a acessam, buscamos refletir sobre a possibilidade de estabelecer um roteiro geográfico que contemple uma visão positiva, decolonial e de pertencimento sobre o município de Nova Iguaçu, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Dialogamos aqui com autores como Renato Emerson dos Santos e Aníbal Quijano, que contestam a brancura epistêmica, fulcral na construção dos currículos oficiais e trazem contribuições para uma visão do professorado sobre outros referenciais territoriais identitários. Nosso esforço consiste ainda em abordar manifestações culturais, religiosas e de resistência do movimento negro presentes no espaço urbano sob a luz da Lei 10.639, vinculada as relações raciais, decisiva para a desconstrução de projetos hegemônicos de sociedade na Educação Básica.

Ler mais

A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE: DISPUTAS EPISTÊMICAS NA GEOGRAFIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.66121110611

  • Palavras-chave: Conhecimentos geográficos;Trabalho de campo escolar; Educação de jovens e Adultos

  • Keywords: Geographic knowledge, school field work; Youth and Adult Education

  • Abstract:

    This paper aims to discuss the idea that the construction of a geographic and anti-racist education advocates the role of blacks in the production of space. Using fieldwork as a methodology for teaching Geography, a discipline that carries positional knowledge to the subjects who access it, we seek to reflect on the possibility of establishing a geographic script that contemplates a positive, decolonial and belonging view on the municipality of Nova Iguaçu , located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. We dialogue here with authors such as Renato Emerson dos Santos and Aníbal Quijano, who challenge the epistemic whiteness, which is central to the construction of official curricula and bring contributions to the teachers' view of other territorial identities of identity. Our effort also consists of addressing cultural, religious and resistance manifestations of the black movement present in the urban space in the light of Law 10.639, linked to race relations, decisive for the deconstruction of hegemonic projects of society in Basic Education.

  • Número de páginas: 14

  • Diomario da Silva Junior
  • Marcus Vinícius Castro Faria
  • Cícero de Aquino Costa Simões
  • Vinicius de Luna Chagas Costa
Fale conosco Whatsapp