Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

A Educação Ambiental é sinônimo de transformação e cidadania, e vem sendo inserida no seio da sociedade, constituindo uma ferramenta de fomento para uma nova consciência cidadã. A sensibilização das pessoas, para uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, passa, invariavelmente, pela prática educativa pautada numa perspectiva interdisciplinar, formativa e embasada nas políticas públicas que orientam a abordagem da temática ambiental no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo discutir a importância da inserção da Educação Ambiental nos currículos dos cursos de Pedagogia, visando a formação interdisciplinar dos professores e a adequação dos currículos  à legislação vigente. A metodologia utilizada foi o levantamento documental e bibliográfico sobre a  inserção da educação ambiental nos currículos do curso de Pedagogia, entre maio e junho de 2019, nos repositórios científicos do Google Acadêmico, Portal da Capes e Scielo. A análise das produções bibliográficas indicou que as IES necessitam se apropriar das políticas ambientais, bem como das orientações dos documentos de normatização do currículo para que a temática ambiental seja contemplada na formação dos futuros professores. Concluiu-se que, ao alinhar o currículo do curso de Pedagogia com as normatizações sobre a dimensão ambiental, as Instituições de Ensino Superior apresentarão diversos benefícios, dentre os quais, a adequação a um padrão de qualidade e sustentabilidade do curso, bem como seu ajustamento às demandas sociais, ao mercado e à legislação, considerando as tendências nacionais e internacionais de ensino-aprendizagem.

Ler mais

REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

  • DOI: 10.22533/at.ed.67821110616

  • Palavras-chave: Formação do pedagogo; Educação Ambiental; Ensino Superior

  • Keywords: Education of Pedagogues; Environmental Education; Higher Education

  • Abstract:

    Environmental Education is synonymous with transformation and citizenship and has been inserted into society, constituting a tool for fostering a new citizen awareness. Raising people's awareness of a more harmonious relationship with the environment involves educational practice centered on an interdisciplinary, formative perspective and based on public policies that guide the approach to environmental issues in the teaching-learning process.This work aimed to discuss the importance of the insertion of Environmental Education in the curricula of Pedagogy courses, aiming at the interdisciplinary training of teachers and the adjustment of curricula to the current legislation. The methodology used was the documentary and bibliographic survey about the inclusion of environmental education in the curricula of the Pedagogy course, between May and June 2019, in the scientific repositories of Google Scholar, Portal da Capes and Scielo. The analysis of bibliographic productions indicated that Higher Education Institutions need to take ownership of environmental policies, as well as the guidance of the curriculum standardization documents, so that the environmental theme is included in the training of future teachers. It was concluded that by aligning the curriculum of the Pedagogy course with the norms on the environmental dimension, Higher Education Institutions will present several benefits such as the adaptation to a standard of quality and sustainability of the course, as well as its adjustment to social demands, to the market and legislation, considering national and international teaching-learning trends.

  • Número de páginas: 13

  • Simone Ferreira Teixeira
  • Maurício Cosme de Lima
Fale conosco Whatsapp