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capa do ebook  ANÁLISE ESTRUTURADA DOS CASOS DE DISLEXIA NO IFMT CAMPUS DIAMANTINO

ANÁLISE ESTRUTURADA DOS CASOS DE DISLEXIA NO IFMT CAMPUS DIAMANTINO

Neste trabalho, foram apresentadas três abordagens cujas contribuições atribuem as características presentes ou a ausência delas à pessoa do estudante, sendo determinante para seu diagnóstico e condição desviante de um conceito também controverso de “normalidade”, haja vista os parâmetros adotados para tal classificação estarem, por vezes, desvinculados da condição social e cultural do avaliado. Durante a matrícula dos discentes, são requeridos pelo setor de Registro Escolar os laudos de transtornos psicológicos e psiquiátricos, bem como das outras especificidades médicas que os acometem. Em posse desses documentos, é feita uma lista de patologias e especificidades apresentadas por eles. A ação dos profissionais envolvidos no atendimento das necessidades específicas desses alunos é realizada por equipe multiprofissional, dando maior relevância ao estudante, à conscientização de suas habilidades e à aplicação destas na conquista dos seus objetivos, estabelecendo uma relação harmoniosa e sinérgica entre o aluno, a família e a comunidade escolar como um todo.

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ANÁLISE ESTRUTURADA DOS CASOS DE DISLEXIA NO IFMT CAMPUS DIAMANTINO

  • DOI: 10.22533/at.ed.65421110614

  • Palavras-chave: Dislexia. Inclusão Escolar. Necessidades Específicas.

  • Keywords: Dyslexia. School inclusion. Specific needs.

  • Abstract:


    In this work, three approaches were presented whose contributions attribute the present characteristics or the absence of them to the student's person, being determinant for their diagnosis and deviating condition from a also controversial concept of “normality”, considering the parameters adopted for such classification are, sometimes disconnected from the social and cultural condition of the appraised. During the enrollment of students, reports from psychological and psychiatric disorders, as well as other medical specificities that affect them, are required by the School Registry sector. In possession of these documents, a list of pathologies and specificities presented by them is made. The action of the professionals involved in meeting the specific needs of these students is carried out by a multiprofessional team, giving greater relevance to the student, raising awareness of his abilities and applying them in the achievement of his goals, establishing a harmonious and synergistic relationship between the student, the family and the school community as a whole.

  • Número de páginas: 13

  • Ronny Diogenes
  • Adalgiza Ignacio
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