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capa do ebook O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO BÁSICA

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua oficial da comunidade surda brasileira amparada pela Lei nº 10.436 de e regulamentada pelo Decreto Lei nº 5.626 de 2005. Após 14 anos de reconhecida como língua oficial, ainda não podemos afirmar que o ensino da Libras esteja presente como uma disciplina curricular obrigatória na Educação Básica. Já em relação a oferta na Educação Superior, a garantia da inclusão faz-se obrigatória nos cursos de Licenciatura, e optativa aos cursos de bacharelado. Esse movimento inverso foi necessário à formação de professores surdos e de ouvintes, após a regulamentação, para que, após concluindo a graduação no curso de licenciatura em Letras Libras. A pesquisa qualitativa, com questionário semiestruturado, foi enviado as pessoas surdas adultas da região Centro Oeste, por meio eletrônico, no primeiro trimestre de 2019. O questionário com seis perguntas objetivas sobre a formação dos participantes e áreas de atuação, e duas perguntas subjetivas sobre as percepções e reflexos do ensino da Libras na Educação Básica, por profissionais que tiveram a formação em Libras na Educação Superior. Os resultados apresentam dados significantes da formação de surdos na Educação Superior no curso de Letras Libras, sendo sete participantes que tem a formação, entre os anos de 2005 até 2015, conforme previsto no Decreto. Com a pesquisa podemos perceber que, gradativamente a Libras vem sendo instituída como disciplina obrigatória em todas as licenciaturas do país, ocupando espaços que há pouco tempo eram impraticáveis para ela.

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O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO BÁSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.65421110625

  • Palavras-chave: Educação Superior. Ensino. Libras. Educação Básica.

  • Keywords: Higher Education. Teaching. LIBRAS (Brazilian Sign Language). Basic Education.

  • Abstract:

    The Brazilian Sign Language (Libras) is the official language of the Brazilian deaf community supported by Law nº 10.436 of and regulated by Decree Law nº 5.626 of 2005. After 14 years of being recognized as an official language, we still cannot affirm that the teaching of Libras be present as a mandatory curricular subject in Basic Education. Regarding the offer in Higher Education, the guarantee of inclusion is mandatory in undergraduate courses, and optional for baccalaureate courses. This reverse movement was necessary for the training of deaf teachers and listeners, after regulation, so that, after completing their undergraduate degree in Letras Libras. The qualitative research, with semi-structured questionnaire, was sent to adult deaf people in the Midwest region, electronically, in the first quarter of 2019. The questionnaire with six objective questions about the training of participants and areas of activity, and two subjective questions about the perceptions and reflexes of the teaching of Libras in Basic Education, by professionals who had their training in Libras in Higher Education. The results present significant data on the training of deaf people in Higher Education in the Letras Libras course, with seven participants having training, between the years 2005 to 2015, as provided for in the Decree. With the research we can see that, gradually, Libras has been instituted as a mandatory discipline in all degrees in the country, occupying spaces that were not practical for a short time.

  • Número de páginas: 2

  • Elana dos Santos Marques
  • Valícia Ferreira Gomes
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