Visualizações

2

A INTERATIVIDADE NOS CIBERMEIOS DE DOURADOS: COMO OCORRE A PARTICIPAÇÃO DO LEITOR NA PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS NA WEB

O artigo trata da utilização da Interatividade por três cibermeios de Dourados - segunda cidade de Mato Grosso do Sul (MS): Dourados News, Dourados Agora e Douranews. A interatividade é uma das seis características do Ciberjornalismo. Também são conhecidas como potencialidades do jornalismo produzido pela e para a web. As outras cinco são hipertextualidade, multimidialidade, instantaneidade, personalização e memória. O processo metodológico contempla referencial teórico de autores brasileiros e estrangeiros, bem como observações livres dos cibermeios e entrevistas com editores deles. Aborda ainda conceitos sobre ciberjornalismo bem como as próprias características já citadas. Faz um comparativo a partir de duas amostras de noticias, uma realizada em janeiro de 2014 e outra, em maio de 2015, quando se constatou uma evolução numérica da utilização da interatividade pelos respectivos cibermeios no processo de interação do leitor/internauta com os veículos.

A INTERATIVIDADE NOS CIBERMEIOS DE DOURADOS: COMO OCORRE A PARTICIPAÇÃO DO LEITOR NA PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS NA WEB

DOI: 10.22533/at.ed.2611909012

Palavras chave: Ciberjornalismo. Cibermeios. Webnotícias. Interatividade.

Keywords: Cyber journalism. Cyber media. Webnews. Interactivity.

Abstract:

The article deals with the use of Interactivity by three cyber media from Dourados - the second largest and most important city of Mato Grosso do Sul (MS): Dourados News, Dourados Agora and Douranews. Interactivity is one of the six characteristics of cyber journalism. They are also known as the potentialities of journalism produced by and for the web. The other five are hypertextuality, multimediality, immediacy, personalization and memory. In the process of writing this article, brazilian and foreign literature was reviewed as well as additional observations of the cyber media and interviews with their publishers. It also discusses concepts about cyber journalism, as well as the characteristics already mentioned. It compares two news samples, one in January 2014 and another in May 2015, when it was observed a great evolution of the use of interactivity by the respective cyber media in the process of reader / internet user interaction with vehicles.

Autores

  • José Milton Rocha