Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UMA PROPOSTA DO USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA BALAIADA EM AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UMA PROPOSTA DO USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA BALAIADA EM AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste trabalho, tem-se como objetivo apresentar uma proposta de uso do aplicativo Scratch para o ensino de História, tomando-se como exemplo o trabalho com a Balaiada, no intento de destacar as possibilidades de utilização das tecnologias no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos/EJA. Constitui-se uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Utiliza-se como principal referencial Perrenoud (1999); Arroyo (2011); Bittencourt (2018) e Schimdt (2003) e Matheus (2018). Como conclusão, verificou-se que o uso do aplicativo Scratch, no âmbito das TDICs, pode contribuir com o ensino de História no sentido de possibilitar dinamismo ao mesmo, proporcionando o desenvolvimento de aspectos inerentes ao ensino de História como a construção de uma consciência histórica discente e aperfeiçoamento de uma didática da História docente.

Ler mais

UMA PROPOSTA DO USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA BALAIADA EM AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.6472111065

  • Palavras-chave: Scratch. Balaiada. Ensino de História. EJA.

  • Keywords: Scratch. Balaiada. History Teaching. EJA.

  • Abstract:

    This paper aims to present a proposal for the use of the Scratch application for the teaching of History, taking as an example the work with Balaida, in order to highlight the possibilities of using technologies in the teaching of History in Youth and Adult Education/EJA. It constitutes an exploratory bibliographic research. It is used as the main reference Perrenoud (1999); Arroyo (2011); Bittencourt (2018) and Schimdt (2003) and Matheus (2018). As a conclusion, it was verified that the use of the Scratch application, in the scope of The TDICs, can contribute to the teaching of History in order to enable dynamism to it, enabling the development of aspects inherent to the teaching of History, such as the construction of a historical student consciousness and improvement of a teaching history didactics.

  • Número de páginas: 15

  • Darlan Mélo
  • Delcineide Maria Ferreira Segadilha
Fale conosco Whatsapp