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capa do ebook Metodologias inovadoras para novas práticas pedagógicas: experiências e desafios

Metodologias inovadoras para novas práticas pedagógicas: experiências e desafios

Com a elaboração da Base Nacional Curricular Comum pelo governo federal, o enfoque educacional se transfere do modelo tradicional expositivo focado na transmissão de informações pelo docente em sala de aula para práticas educacionais centradas no aluno como sujeito ativo e participativo de sua aprendizagem. Dessa forma, as práticas pedagógicas, antes fundamentadas na memorização de conteúdos, geralmente desconexos da realidade do aluno, são agora voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades exigidos do estudante para uma nova realidade social e econômica, da qual, já fazem parte. O presente artigo apresenta um relato de experiência docente com a aplicação de Metodologias Ativas com alunos do Ensino Médio nas disciplinas de Filosofia e Sociologia em uma instituição de ensino de educação básica, no interior do Estado de São Paulo. Após a fundamentação teórica, são descritas as ferramentas e técnicas aplicadas, tendo como referência as competências previstas pela Base Nacional Curricular Comum, a serem desenvolvidas com o grupo discente, apresentando, ainda, os resultados iniciais de tal processo. Ainda que seja uma pesquisa em andamento, os resultados atestam as vantagens em termos de engajamento e satisfação dos alunos envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino.

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Metodologias inovadoras para novas práticas pedagógicas: experiências e desafios

  • DOI: 10.22533/at.ed.64721110626

  • Palavras-chave: Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Competência; Experiência.

  • Keywords: active methodology; flipped classroom; competence; experience.

  • Abstract:

    With the elaboration of the National Curricular Common Base by the federal government, the educational approach is transferred from the traditional expository model focused on the transmission of information by the teacher in the classroom to educational practices centred on the student as an active and participative subject of his learning. In this way, pedagogical practices, previously based on the memorization of content, generally disconnected from the reality of the student, are now directed towards the development of skills and abilities required of the student for the new social and economic reality, of which they are already part. This article presents an account of teaching experience with the application of Active Methodologies with high school students in the disciplines of Philosophy and Sociology at a basic education institution in the interior of the State of São Paulo. After the theoretical foundation, the tools and applied techniques are described, having as reference the competences foreseen by the National Curricular Common Base, to be developed with the student group, presenting, also, the initial results of such process. Although it is an ongoing research, its results and findings attest to the advantages in terms of engagement, and the satisfaction of the students involved when compared to traditional teaching methods.

  • Número de páginas: 8

  • Giancarlo Gordin de Abrantes Sorvillo Vieira
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