Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Diante do cenário da pandemia, a Educação Infantil concentra-se em um dilema, sob a ótica de diversas reflexões e concepções sobre a sua funcionalidade para desenvolver uma criança com apoio da tecnologia. Os documentos norteadores trazem como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, de uma hora para outra a tecnologia tomou conta das casas e da vida dos professores, permanecendo por meses como a única forma de vínculo com a criança e seus familiares. Refletindo sobre essa realidade, discute-se a interação como aspecto fundamental para o desenvolvimento da criança e, com base nas vivências e relações teóricas, sustenta-se a incapacidade de prevalecer uma Educação Infantil que desenvolva a criança por meio de atendimento tecnológico contínuo, pois afeta os aspectos físicos, mentais e sociais. Neste momento social atípico, a melhor estratégia é permitir que a criança se desenvolva no cotidiano da família com autonomia e protagonismo com auxílio e orientações por parte dos educadores. 

Ler mais

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.66121110624

  • Palavras-chave: Educação Infantil; Interação; Pandemia.

  • Keywords: Child education; Interaction; Pandemic.

  • Abstract:

    Faced by the pandemic scenario, Early Childhood Education is concentrated on a dilemma, from the perspective of several reflections and conceptions about its functionality to develop a child with the support of technology. The guiding documents bring interactions and games as structuring axes and suddenly technology takes over the homes and lives of teachers, remaining for months as the only form of bonding with the child and their families. Reflecting on this reality, interaction is discussed as a fundamental aspect for the child's development and based on theoretical experiences and relationships, the inability to prevail Early Childhood Education that develops the child through continuous technological assistance is sustained, as it affects the aspects physical, mental and social. In this atypical social moment, the best strategy is to allow the child to develop in the family's daily life with autonomy and protagonism with the help of guidance from educators.

  • Número de páginas: 10

  • Angélica Baumgarten Gebert
Fale conosco Whatsapp