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capa do ebook Teatro de Arena: A Estética de Resistência da Sonoridade do Musical "Arena Conta Zumbi'

Teatro de Arena: A Estética de Resistência da Sonoridade do Musical "Arena Conta Zumbi'

O presente artigo surgiu enquanto estudante de mestrado em Arte Cênicas da Universidade Federal do Acre, que fiz um recorte a partir do teatro musical Arena Conta Zumbi de 1965, com o objetivo de compreender a estética da sonoridade do espetáculo. A obra foi escrita por Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal em parceria com as músicas de Edu Lobo.  O enredo da peça trata-se em discutir a perda da liberdade fazendo o intercruzamento histórico entre o passado de Zumbi dos Palmares com o presente do contexto da Ditadura Militar da época. Assim o musical surgiu no contexto em que as discussões eram pautadas em dois pilares: a primeira, no contexto político repressivo em que o Brasil vivia; a segunda, na ascensão da nacionalização da cena artística brasileira. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se de referenciais teóricos, a saber: Bina (2006) Nakagome e Souza (2016), Guarnieri e Boal (1965) para fundamentação do Teatro de Arena. Guigue (2011), Lignelli (2014), Camargo (2001), Martins (2011), Soares (2002) para fundamentação de sonoridade no teatro. Portanto, constata-se que a concepção sonora do espetáculo, os autores pensavam esteticamente o elemento sonoridade na obra do texto, inserindo inclusive instrumentos musicais como atabaque, bateria, flautim, flauta e coro, para o desenvolvimento da narrativa, sobretudo a partir do estilo de cantar do coro e o atabaque, utilizados nas músicas de Edu Lobo em cena, que procuravam explorar timbres sonoros típicos da identidade brasileira, uma vez que é a proposta do Teatro de Arena, aspirava nacionalizar a cena artística do Brasil. 

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Teatro de Arena: A Estética de Resistência da Sonoridade do Musical "Arena Conta Zumbi'

  • DOI: 10.22533/at.ed.5552110067

  • Palavras-chave: Teatro de Arena. Resistência. Sonoridade. Arena Conta Zumbi

  • Keywords: Arena Theather. Resistence. Sonority. Arena Tell Zumbi.

  • Abstract:

    This article appeared as a master student in Scenic Art at the Federal University of Acre, that I cut out from the musical theater Arena Tell Zumbi from 1965, with the aim of understanding the esthetics of sonority of the show. The work was written by Gianfrancesco Guarnieri and Augusto Boal in partnership with the songs of Edu Lobo. The plot of the play is to discuss the loss of freedom by making the historical intercrossing between the past of Zumbi dos Palmares with the present of the context of the Military Dictatorship of the time. Thus the musical emerged in the context in which the discussions were based on two pillars: the first, in the repressive political context in which Brazil lived; the second, on the rise of the nationalization of the Brazilian art scene. For the development of the research, theoretical references were used, namely: Bina (2006) Nakagome and Souza (2016), Guarnieri and Boal (1965) for substantiation of the Arena Theater. Guigue (2011), Lignelli (2014), Camargo (2001), Martins (2011), Soares (2002) for substantiation of the sonority in theater. Therefore, it appears that the sound conception of the show, the authors thought esthetically the sonority element in the work of the text, including musical instruments such as atabaque, drums, piccolo, flute and choir, for the development of the narrative, especially based on the singing style of the choir and the atabaque, used in the songs of Edu Lobo on stage, who sought to explore sound tones typical of Brazilian identity, since it is the proposal of Arena Theater, aspired to nationalize the Brazilian art scene.

  • Número de páginas: 14

  • DYONNATAN DA SILVA COSTA
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