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capa do ebook O HISTÓRICO DAS LUTAS PELA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO BÁSICO DE ENSINO BRASILEIRO: REFLEXÕES ACERCA DO ENGAJAMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

O HISTÓRICO DAS LUTAS PELA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO BÁSICO DE ENSINO BRASILEIRO: REFLEXÕES ACERCA DO ENGAJAMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

A pesquisa desenvolvida visa contextualizar a trajetória dos processos de inclusão da disciplina de Sociologia com ênfase em sua trajetória política no Brasil. Além disso, pretende situar a atuação da comunidade acadêmica no que diz respeito aos seus engajamentos com a área de educação, e às práticas que auxiliam no processo de formação dos futuros professores de sociologia dando ênfase ao departamento de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com isso, irá relacioná-los de forma a buscar explicações para a perpetuação da deslegitimação da área de ensino em questão. Para tais fins, como referencial metodológico, nos utilizamos de levantamentos bibliográficos acerca das leis que regulamentam sua obrigatoriedade no currículo básico de ensino em paralelo ao contexto político das mesmas; apuramento de dados dos currículos do corpo docente em questão; e por fim, as nossas contribuições reflexivas enquanto estudantes da área nesse processo de formação

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O HISTÓRICO DAS LUTAS PELA INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO BÁSICO DE ENSINO BRASILEIRO: REFLEXÕES ACERCA DO ENGAJAMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

  • DOI: 10.22533/at.ed.70721150413

  • Palavras-chave: Corpo docente. Currículo básico. Educação. Engajamento. Sociologia.

  • Keywords: Academic staff. Core curriculum. Education. Engagement. Sociology.

  • Abstract:

    This research objective is contextualize the trajectory the criteria for inclusion of the Sociology as a school subjects with emphasis on its political trajectory in Brazil. In addition, it intends to situate the interactions of the academic community with their engagemets with this specific area of education considering the practices that assist in the process of training future sociology teachers emphasizing the sociology departament of the Federal University of Pernambuco (UFPE). With this, will list them in order to seek explanations for the perpetuation of delegitimization of teaching area in question. For such purposes, as a methodological reference, we use bibliographical surveys about the laws that regulate their mandatory nature in the basic teaching curriculum in parallel to their political context; collection of data from the curricula of the college in question; and finally, our reflective contributions as students in the field in this training process.

  • Número de páginas: 15

  • Sabrina da Silva Sousa
  • Marco Aurélio Neves
  • Suelén Alves da Silva
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