Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook RELATO DE EXPERIÊNCIA EM LETRAMENTO BÍLINGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM LETRAMENTO BÍLINGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência com o letramento bilíngue na educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. A experiência foi caracterizada por promover o letramento da língua inglesa tendo o estudante atuando como protagonista de sua aprendizagem, e o professor como o facilitador da aprendizagem, em um contexto diverso de aulas dinâmicas em que foram utilizadas práticas ativas e experiências culturais, a fim de que o ensino fosse atrativo e prazeroso. A prática, como foi desenhada instrucionalmente, tornou a língua inglesa parte da rotina e do dia a dia do estudante para que ele se desenvolvesse ao ponto de tornar-se fluente no novo idioma. Para o ensino da língua inglesa, o resultado obtido como resposta da aprendizagem dos estudantes em um ano foi o equivalente a três anos de trabalho. Deve-se a isso os níveis motivacionais elevados, além de um ambiente acadêmico propício ao aprendizado, privilegiando a criatividade, a espontaneidade e a adaptabilidade. A experiência revelou, ainda, o interesse dos estudantes por uma segunda língua, comprovando que a vivência diária, o ensino natural, porém dinâmico, colaboram com os resultados e eliminam, em parte, a timidez dos mais velhos na hora de demonstrar o que já́ sabem.

Ler mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM LETRAMENTO BÍLINGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

  • DOI: 10.22533/at.ed.6542111064

  • Palavras-chave: Letramento; Ensino bilíngue; Metodologias ativas

  • Keywords: Literacy; Teaching bilingual; Active methodologies

  • Abstract:

    This article aims to present the experience with bilingual literacy in early childhood and elementary education - early years. The experience was characterized by promoting literacy in the English language with the student acting as the protagonist of his learning, and the teacher as the learning facilitator, in a different context of dynamic classes in which active practices and cultural experiences were used, in order to that teaching was attractive and pleasurable. The practice, as it was designed instructionally, made the English language part of the student's routine and daily life so that he developed to the point of becoming fluent in the new language. For the teaching of the English language, the result obtained in response to the students' learning in one year, was equivalent to three years of work. This is due to high motivational levels, in addition to an academic environment conducive to learning, privileging creativity, spontaneity and adaptability. The experience also revealed the students' interest in a second language, proving that the daily experience, the natural yet dynamic teaching, collaborate with the results and partially eliminate the timidity of the elders when it comes to demonstrating what already know.

  • Número de páginas: 15

  • BRUNA SOARES
  • LEARICE BARRETO ALENCAR
Fale conosco Whatsapp