Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook GOOGLE CLASSROOM E SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: o relato de uma experiência

GOOGLE CLASSROOM E SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: o relato de uma experiência

Este artigo descreve uma experiência pedagógica utilizando a ferramenta digital Google Classroom, aliada ao uso de recursos tecnológicos, como notebook e smartphone, enquanto meios facilitadores das práticas de estudos em matemática. Inicialmente desenvolveu-se a experiência objetivando o manuseio de Sequencias Didáticas de Matemática para nivelamento de conteúdos curriculares. Entretanto, além desta função, as ferramentas se revelaram um grande suporte pedagógico para o desenvolvimento de diversas atividades escolares, tanto em momentos presenciais quanto à distância. Fundamenta-se em autores como CHIFMAN (2014), GÓMEZ (2015) e a BNCC (2018). Descreve-se a forma de acesso à ferramenta Google Classroom e sua conexão com os alunos. Tem como objetivo apresentar o uso das ferramentas digitais Google Classroom e smartphones enquanto instrumentos digitais que auxiliam o desenvolvimento do ensino de diversos componentes curriculares. O trabalho contribui para despertar professores quanto ao uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação na formatação e desenvolvimento de suas aulas com maior dinamismo e interatividade, melhorando assim a participação ativa dos alunos e consequentemente a aprendizagem.

Ler mais

GOOGLE CLASSROOM E SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: o relato de uma experiência

  • DOI: 10.22533/at.ed.64721110615

  • Palavras-chave: Ferramentas digitais. Suporte tecnológico. Ensino.

  • Keywords: Digital tools. Technological support. Teaching.

  • Abstract:

    This article describes a pedagogical experience using the Google Classroom digital tool combined with the use of technological resources, such as notebook and smartphone, as a means of facilitating mathematical study practices. Initially, the experience was developed aiming at the handling of Didactic Sequences of Mathematics for leveling curricular content. However, in addition to this function, the tools proved to be a great pedagogical support for the development of various school activities, both in person and at a distance. It is based on authors such as CHIFMAN (2014), GÓMEZ (2015) and BNCC (2018). The way to access the Google Classroom tool and its connection with students is described. It aims to present the use of Google Classroom digital tools and smartphones as digital instruments that help the development of teaching various curriculum components. The work contributes to raise the awareness of teachers regarding the use of digital information and communication technologies in the format and development of their classes with greater dynamism and interactivity, thus improving the active participation of students and, by extension, their learning.

  • Número de páginas: 10

  • Roberto Carlos da Silva
Fale conosco Whatsapp