Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E  ESTRESSE

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E ESTRESSE

Esta pesquisa refere-se a um tema pertinente na atualidade, sendo importante conhecer como se dá à relação do estresse com a profissão de professor, a qual impacta diretamente na qualidade de vida dos mesmos, tendo como fundamento o desgaste mental e físico que acomete os educadores no Brasil. Nesse sentido, o objetivo é analisar o trabalho docente no Ensino Superior e a sua relação com o estresse por meio de uma revisão teórica.  Como metodologia, trata - se de uma pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, tendo como base de pesquisa Scielo, Google acadêmico e periódicos. Os artigos publicados sobre o tema pesquisado descrevem o estresse no trabalho docente como um dos principais problemas vivenciados pela categoria na atualidade, causando sérios prejuízos psicológicos e físicos, originando a redução na qualidade de vida.  Diante da investigação sobre o estresse que acomete docente em suas atividades laborais constata-se a necessidade de melhorias nas condições de trabalho, orientação sobre a importância de se pensar em saúde mental, buscando-se formas de promover o bem-estar dos profissionais da educação. 

Ler mais

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E ESTRESSE

  • DOI: 10.22533/at.ed.29921290421

  • Palavras-chave: Docente. Estresse. Ensino superior. Saúde Docente. Condições de trabalho.

  • Keywords: Teacher. Stress. University education. Teaching Health. Work conditions.

  • Abstract:

    This research refers to a pertinent topic nowadays, it is important to know how the relationship between stress and the teaching profession takes place, which directly impacts their quality of life, based on the mental and physical stress that affects educators in Brazil. In this sense, the objective is to analyze the teaching work in Higher Education and its relationship with stress through a theoretical review. As methodology, it is a bibliographic research with qualitative character, having as base of research Scielo, Google academic and periodicals. The articles published on the researched topic describe stress in teaching as one of the main problems experienced by the category today, causing serious psychological and physical damage, resulting in reduced quality of life. In view of the research on stress that affects teachers in their work activities, there is a need for improvements in working conditions, guidance on the importance of thinking about mental health, looking for ways to promote the well-being of education professionals .

  • Número de páginas: 15

  • Jessyca Viviane Torres de Souza
  • Lucianna Aparecida Fernandes Ribeiro
  • VIVIANE BERNADETH GANDRA BRANDÃO
Fale conosco Whatsapp