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AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUA ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE

Introdução: O Profissional de Educação Física (PEF) assume um importante papel na operacionalização das políticas públicas de saúde. Apesar disso, a saúde pública ainda constitui um cenário desafiador de atuação e intervenção para o PEF. Objetivo: Avaliar os conhecimentos do PEF sobre a atuação e intervenção nos níveis de atenção à saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter descritivo e qualitativo, com a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores por meio da plataforma Google Forms. A amostra foi constituída por conveniência e para a coleta de dados utilizou-se das redes sociais por um período de 7 dias consecutivos. O instrumento de coleta foi composto por três perguntas específicas e objetivas sobre a atuação e intervenção do PEF nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário). Os dados são apresentados por meio do Google Forms de forma descritiva em números relativos e absolutos. Resultados: A amostra foi composta por 126 PEF e obtivemos respostas de 9 estados brasileiros, tendo sua maioria no estado de Sergipe. Na atenção primária apenas 28,6% responderam a alternativa corretamente, enquanto 71,3% responderam erroneamente. De forma similar, na atenção secundária 23,8% responderam corretamente e 76,1% responderam as questões de forma errada. Já na atenção terciária à saúde, os PEF responderam 42,1% corretamente e 57,9% de forma errada. Conclusão: O presente estudo demonstra que os PEF não possuem conhecimentos consolidados sobre a atuação e intervenção nos três níveis de atenção à saúde.

AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUA ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO NOS NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE

DOI: 10.22533/at.ed.37421200511

Palavras chave: Educação Física e treinamento, Ensino Superior, Saúde Pública.

Keywords: Physical Education and Training, University education, Public health.

Abstract:

Introduction: The Physical Education Professional (PEP) assumes an important role in the operationalization of public health policies. Despite this, public health still constitutes a challenging scenario for action and intervention for the PEF. Objective: To evaluate the knowledge of the PEP on the performance and intervention at the levels of health care. Methods: This is a cross-sectional, descriptive and qualitative research, with the application of a questionnaire developed by the authors through the Google Forms platform. The sample consisted of convenience and for data collection, social networks were used for a period of 7 consecutive days. The collection instrument consisted of three specific and objective questions about the performance and intervention of the PEP at the three levels of health care (primary, secondary and tertiary). The data are presented through Google Forms in a descriptive manner in relative and absolute numbers. Results: The sample consisted of 126 PEP and we obtained responses from 9 Brazilian states, most of them in the state of Sergipe. In primary care, only 28.6% answered the alternative correctly, while 71.3% answered incorrectly. Similarly, in secondary care, 23.8% answered correctly and 76.1% answered questions incorrectly. In tertiary health care, PEP responded 42.1% correctly and 57.9% incorrectly. Conclusion: The present study demonstrates that the PEP don’t have consolidated knowledge about the performance and intervention at the three levels of health care.

Autores

  • Gabriel Gomes de Melo
  • Camila Araújo do Nascimento
  • JADISSON GOIS DA SILVA
  • Marcelo Mendonça Mota
  • Tharciano Luiz Teixeira Braga da Silva