Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook VOZES DE MULHERES: O “APRENDER A FALAR” A PARTIR DOS CLUBES DE TROCA E NOVAS POSICIONALIDADES

VOZES DE MULHERES: O “APRENDER A FALAR” A PARTIR DOS CLUBES DE TROCA E NOVAS POSICIONALIDADES

 Este artigo se propõe a apresentar

parte dos estudos de doutoramento concluído

em que se analisaram as experiências

de mulheres na economia solidária, mais

especificamente em clubes de troca de Curitiba

e região metropolitana. O objetivo neste artigo é

analisar como o falar constitui parte substancial

da experiência das mulheres nos clubes, e para

além deles, engendrando processos de cuidado

e agência a partir de tecnologias do eu. A base

empírica se deu por meio de entrevistas em

profundidade com 12 mulheres e observação

participante em quatro clubes de troca. O

referencial teórico inclui contribuições de Joan

Scott, Teresa de Lauretis e Michel Foucault.

Concluiu-se que através de metodologias

específicas e do modo como as mulheres

vivenciam a experiência de estar nos clubes

“aprender a falar” converte-se em enunciarse, resultando em novas posicionalidades

em relação às situações de violências e

silenciamentos.

Ler mais

VOZES DE MULHERES: O “APRENDER A FALAR” A PARTIR DOS CLUBES DE TROCA E NOVAS POSICIONALIDADES

  • DOI: 10.22533/at.ed.5201917017

  • Palavras-chave: Mulheres. Experiência. Posicionalidades. Tecnologias do eu.

  • Keywords: Women. Experience. Positionalities. Technologies of the self.

  • Abstract:

    This article proposes to present

    part of the doctoral studies concluded in which

    the experiences of women in the solidarity

    economy were analyzed, more specifically in

    exchange clubs of Curitiba and metropolitan

    region. The purpose of this article is to analyze

    how speaking constitutes a substantial part of

    the experience of women in and beyond clubs,

    engendering processes of care and agency

    from self-technologies. The empirical basis

    was provided through in-depth interviews with

    12 women and participant observation at four

    exchange clubs. The theoretical reference

    includes contributions by Joan Scott, Teresa de

    Lauretis and Michel Foucault. It was concluded

    that through specific methodologies and the way

    in which women experience the experience of

    being in the clubs “learning to speak” becomes

    a statement, resulting in new positions on

    violence and silence situations.

  • Número de páginas: 15

  • Maria Izabel Machado
Fale conosco Whatsapp