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capa do ebook GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

A gamificação é uma metodologia alternativa que pode ser aplicada no ambiente de aprendizagem para socializar, motivar, potencializar e melhorar o desempenho dos alunos. O objetivo do estudo foi explorar a gamificação como uma alternativa metodológica inovadora por meio de uma revisão bibliográfica. Utilizou-se a pesquisa básica estratégica, objetivando conhecer as discussões atuais e relevantes sobre o uso da gamificação no contexto educacional, bem como conhecer alguns autores das áreas de pedagogia, psicologia e gamificação. Verificou-se que a gamificação pode ser entendida como um método alternativo que pode contribuir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem considerando que o aluno se envolve no processo e passar a ter uma motivação maior para participar do processo. As fases propostas por Piaget, quando aplicadas na educação, tem o intuito de adequar os parâmetros de ensino para cada uma delas de tal forma que o indivíduo possa completar sua maturação pessoal ao final do ciclo de estudos. A implementação de jogos dentro das aulas é defendida por alguns autores como forma de estímulos aos estudantes, pois acreditam no uso da gamificação como sendo algo natural, que pode ser aplicado desde os primeiros contatos escolares até os programas stricto sensu. O uso da gamificação e o conhecimento das fases discutidas pelos autores das áreas da psicologia e educação é de suma importância para realizar a adequação dos conteúdos a serem ensinados e quais instrumentos serão utilizados na elaboração da gamificação, além do grau de dificuldade do jogo, se é apropriado ou não, considerando a fase de aprendizagem do aluno. A proposta Canvas da Gamificação é um roteiro que pode ajudar diversos educadores a gamificar seus conteúdos didáticos além de promover uma interação social entre os alunos.

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GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.2682129043

  • Palavras-chave: canvas; educação; ensino; jogo.

  • Keywords: canvas; education; game; teaching.

  • Abstract:

    Gamification is an alternative methodology that can be applied in the learning environment to socialize, motivate, enhance and improve student performance. The aim of the study was to explore gamification as an innovative methodological alternative through a literature review. Basic strategic research was used, aiming to know the current and relevant discussions about the use of gamification in the educational context, as well as to know some authors in the areas of pedagogy, psychology and gamification. It was found that gamification can be understood as an alternative method that can positively contribute to the teaching and learning processes considering that the student is involved in the process and has a greater motivation to participate in the process. The phases proposed by Piaget, when applied in education, aim to adapt the teaching parameters for each of them in such a way that the individual can complete his personal maturation at the end of the cycle of studies. The implementation of games within classes is advocated by some authors as a form of encouragement to students, as they believe in the use of gamification as something natural, which can be applied from the first school contacts to the PhD’s programs. The use of gamification and the knowledge of the phases discussed by the authors in the areas of psychology and education is of paramount importance to adapt the content to be taught and which instruments will be used in the elaboration of gamification, in addition to the degree of difficulty of the game, if it is appropriate or not, considering the student's learning phase. The Gamification Canvas proposal is a script that can help different educators to gamify their didactic content, in addition to promoting social interaction among students.

  • Número de páginas: 21

  • Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo
  • José Marlo Araújo de Azevedo
  • Gabriel Assumpção Firmo Dantas
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