Visualizações

4

ANÁLISE DAS MOCHILAS ESCOLARES COMO FATOR DE RISCO PARA A POSTURA CORPORAL DE ESCOLARES

A postura pode ser definida como um alinhamento dos segmentos corporais, com disposição das partes do corpo relativas para atividades físicas ou para sustentação do próprio corpo com suas devidas características  O objetivo deste estudo foi analisar os tipos e peso das mochilas de alunos de escolas públicas e privadas relacionando com a presença de dores nas costas entre os escolares. Participaram desta pesquisa 216 estudantes de ambos os sexos, que cursavam do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de 4 escolas públicas e 2 escolas particulares, da zona urbana do município de Altamira- PA. A coleta de dados foi realizada através de um questionário autoaplicável Back pain and body posture evaluation instrument (BackPei), avaliação do peso da massa corporal dos estudantes e de suas mochilas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva com auxílio do software SPSS 20. Os resultados obtidos mostraram que 96,30% dos estudantes utilizam a mochila de duas alças e que 63, 89% dos alunos ultrapassam o peso recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 10% da massa corporal dos indivíduos. Sobre a prevalência de dor nas costas, a incidência maior foi nos escolares do sexo feminino, totalizando 68,99%. É possível afirmar que a presença de dor nas costas está associada ao peso das mochilas escolares, tornando-se imprescindível a implementação de programas de educação postural no ambiente escolar. 

ANÁLISE DAS MOCHILAS ESCOLARES COMO FATOR DE RISCO PARA A POSTURA CORPORAL DE ESCOLARES

DOI: 10.22533/at.ed.37421200516

Palavras chave: Mochila escolar. Equilíbrio postural. Estudantes.

Keywords: School backpack. Postural balance. Students.

Abstract:

The posture can be defined as an alignment of the body segments, with the disposition of the relative body parts for physical activities or to support the body itself with its proper characteristics. related to the presence of back pain among the students. Two hundred and twenty-two students of both sexes, who attended the 6th to 9th grade of elementary school in 4 public schools and 2 private schools in the urban area of ​​Altamira-PA, participated in this research. Data collection was performed through a self-administered Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPei) questionnaire, which assessed the students' body mass weight and their backpacks. Data were analyzed using descriptive statistics with the aid of the SPSS 20 software. The results showed that 96.30% of students use the double-strap backpack and that 63.89% of students exceed the weight recommended by the World Health Organization. (WHO) of 10% of the body mass of the individuals. Regarding the prevalence of back pain, the highest incidence was in female students, totaling 68.99%. It can be stated that the presence of back pain is associated with the weight of school bags, making it essential to implement postural education programs in the school environment.

Autores

  • Amanda Samara da Costa Lima
  • Rebeca Siqueira Ramos
  • Jorge Farias de Oliveira
  • Rosângela Lima da Silva
  • Gileno Edu Lameira de Melo
  • Erica Feio Carneiro Nunes
  • Pedro Bruno Lobato Cordovil
  • José Robertto Zaffalon Júnior