Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook  RELATO DE UMA VIAGEM POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM MAPUTO

RELATO DE UMA VIAGEM POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM MAPUTO

Este artigo pretende relatar uma experiência de uma viagem a Maputo, inserida numa missão, realizada com o intuito de conhecer melhor o contexto de intervenção de um projeto que visa melhorar e promover a equidade na Educação Pré-escolar em Moçambique. Assumindo-se como fundamental para a intervenção, o conhecimento de algumas das realidades da Educação de Infância, designadamente, nos bairros periféricos de Maputo, realizou-se uma pesquisa exploratória focalizada nos espaços e materiais enquanto promotores da aprendizagem das crianças. Para a recolha de informação foram realizadas várias reuniões com profissionais da educação, entrevistas a diretoras de instituições e elaborados registos de observação em 7 instituições de Educação Pré-escolar, orientados por dimensões previamente determinadas: a gestão dos espaços, a construção de materiais pedagógicos e a sua integração nas instituições que observamos estas realidades. A sistematização dos dados e a análise foram realizadas a partir de uma perspetiva qualitativa. Conclui-se que é pertinente a intervenção na gestão dos espaços de modo a que a integração dos recursos pedagógicos de torne mais efetiva.

Ler mais

RELATO DE UMA VIAGEM POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM MAPUTO

  • DOI: 10.22533/at.ed.31821250316

  • Palavras-chave: Educação de Infância; intervenção, gestão de espaços, recursos pedagógicos e aprendizagem

  • Keywords: Early Childhood Education, intervention, space management, pedagogical resources and learning.

  • Abstract:

    This paper reports a trip to visit kindergartens in Maputo, carried out to collect data to contribute to assess the intervention on a larger project that aims to improve and promote equity in Early Childhood Education in Mozambique. It was carried out an exploratory research focused on spaces and resources as children's learning promoters. It was therefore assumed as fundamental for the assessment, knowledge about the realities of Childhood Education in the suburbs of Maputo. 

    For collection of data we held several meetings with educators, interviews with directors of institutions and observation records were registered in 7 kindergartens. We previously determined dimensions that guided our tour: space management, built pedagogical resources, use of resources and their integration in children’s activities.  The analysis was carried out from a qualitative perspective. We concluded that intervention would have to consider space management so that the integration of pedagogical resources would become more effective.

  • Número de páginas: 19

  • Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
  • Brigite Carvalho da Silva
  • Ana Cristina Dias Pinheiro
  • Ana Isabel Ramos da Cunha
  • Paula Cristina Pacheco Medeiros
Fale conosco Whatsapp