Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E  O SUICÍDIO: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE FERRAMENTAS DE ABORDAGENS FAMILIAR

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E O SUICÍDIO: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE FERRAMENTAS DE ABORDAGENS FAMILIAR

Este estudo corresponde a uma análise do genograma familiar de um caso índice com histórico de tentativas de suicídio, com o objetivo de construir uma linha de cuidado de uma família do município de Ipaporanga-CE. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, mediante a utilização de estudo de caso, com uma família com um caso índice com histórico de tentativas de suicídio, através de duas visitas domiciliares, para a aplicação e análise de ferramentas de abordagem familiar: o Genograma, Ecomapa e Círculo de Thrower realizados no período de março a abril de 2018. O caso índice é de uma adolescente,15 anos, que apresentava comportamentos de isolamento social, automutilação e histórico de quatro tentativas de suicídio. A análise dos resultados possibilitou uma melhor percepção da composição familiar, relações sociais e de adoecimento que permeiam a família estudada. Estes demonstraram que a relação da paciente índice com a mãe, o pai e a irmã mais velha é fragilizada, diferentemente da irmã do meio, que apresenta forte vínculo afetivo. A aproximação com a Unidade Básica de Saúde é representada com vínculos superficiais, havendo um afastamento, percebe-se que estes dois fatores são variáveis que estão relacionadas no cuidado em saúde fragmentado a paciente. Este trabalho retrata a necessidade de compreensão do contexto de relações familiares pelos profissionais de saúde no cuidado. As ferramentas de abordagem familiar possibilitaram identificar fragilidades das relações que podem ser desenvolvidas em intervenções com resultados mais efetivos.

Ler mais

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E O SUICÍDIO: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE FERRAMENTAS DE ABORDAGENS FAMILIAR

  • DOI: 10.22533/at.ed.0532123046

  • Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família. Ferramenta de Abordagem Familiar. Família. Suicídio.

  • Keywords: Family Health Strategy. Family Approach Tool. Family. Suicide

  • Abstract:

    This study corresponds to an analysis of the family genogram of a case of a person with a history of suicide attempts, with the aim of building the family genogram of a family in the city of Ipaporanga-CE. It is configured as a qualitative research, using a case study, with a family with a case of a person with a history of suicide attempts, through two home visits, for the application and analysis of family approach tools: the Genogram , Ecomapa and Thrower Circle held from March to April 2018, in the city of Ipaporanga, Ceará. The patient is a teenager, 15 years old, who had behaviors of social isolation, self-mutilation and a history of four suicide attempts. The analysis of the results allowed a better perception of the family composition, social relationships and illness that permeate the studied family. They demonstrated that the patient's relationship with the mother, father and older sister is weakened, unlike the middle sister, who has a strong emotional bond. The approach to the Basic Health Unit is represented with superficial links, with a distance, it is clear that these two factors are variables that are related to fragmented health care for the patient. This work portrays the need for healthcare professionals to understand the context of family relationships. The family approach tools made it possible to identify weaknesses in the relationships that can be developed in interventions with more effective results.

  • Número de páginas: 15

  • Ricardo Costa Frota
  • Diego Mendonça Viana
  • Thaisa Quixadá Fontenele
  • Thiago Carvalho Freitas
  • Francisco Rosemiro Guimarães Neto
  • Eliany Nazaré Oliveira
  • RAYANE ALVES LACERDA
Fale conosco Whatsapp