Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO MATEMÁTICO: INSERINDO O PYTHON NAS ESCOLAS

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO MATEMÁTICO: INSERINDO O PYTHON NAS ESCOLAS

A linguagem de programação é um meio onde são desenvolvidas novas tecnologias, como aplicativos e softwares. É crucial que alunos do ensino público tenham acesso a essas novas tecnologias e como são produzidas. Entretanto para um aprendizado em programação é necessário ter conhecimento em matemática e um raciocínio lógico aprimorado, que por sua vez, a realidade das escolas públicas no Brasil não apresenta resultados muito satisfatórios. Portanto, este trabalho possuí o intuito de promover o conhecimento de linguagem de programação Python nas escolas públicas da Região Baixo Tocantins, e também levantar pesquisa da diferença entre métodos tradicionais de ensino e o aprendizado através da linguagem de programação para alunos em matemática das escolas da região. Para essa finalidade foi elaborado um projeto, no qual discentes de sistema de informação e matemática se reuniram para proporcionar materiais e oficinas a esses alunos. Em geral, o principal objetivo do projeto é mobilizar os secretários e gestores de escolas municipais e estaduais à introduzirem na grade curricular do ensino médio a disciplina de programação.

Ler mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO MATEMÁTICO: INSERINDO O PYTHON NAS ESCOLAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.01421030515

  • Palavras-chave: Programação, matemática, ensino, Python.

  • Keywords: Programming, mathematics, education, Python

  • Abstract:

    The programming language is a way where new technologies are developed, such as applications and software. It is crucial that public school students have access to these new technologies and how they are produced. However, in order to learn programming, it is necessary to have knowledge in mathematics and an improved logical reasoning, which, in turn, in the reality of public schools in Brazil does not present very satisfactory results. Therefore, this work aims to promote knowledge of Python programming language in public schools in the Baixo Tocantins Region, and to survey the difference between traditional teaching methods and learning through programming language in students in mathematics. For this purpose, a project was elaborated, which students of information systems and mathematics came together to provide materials and workshops to these students. In general, the main goal of the project is to mobilize the secretaries and managers of municipal and state schools to introduce the discipline of programming in the medium school curriculum.

  • Número de páginas: 14

  • Franck Bastos
  • Jaqueline Gomes Pereira
  • João Rodrigues Costa
  • Dalmi Gama
  • Ulisses Wyel da Cunha Costa
Fale conosco Whatsapp