Visualizações

17

LIVE DE DANÇA SÊNIOR NA USP60+: UMA PRÁTICA VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Objetivos: conhecer a experiência do distanciamento social durante a quarentena e identificar as motivações que levam os estudantes 60+ a praticarem aulas online de Dança Sênior. Método: Estudo qualitativo baseado na Fenomenologia Social de Schütz, participaram 14 estudantes 60+ que frequentaram as aulas online (live) de Dança Sênior durante o primeiro semestre de 2020, duas vezes por semana, com duração de 60 minutos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, por via telefônica. Os discursos foram categorizados por meio da redução fenomenológica. Resultado e discussão: Foram divididos em: Vivenciando a pandemia; “Motivos porque” e “Motivos para” participar das lives. As Categorias do “Vivenciando a Pandemia” foram: Sendo obrigado a ficar em casa; Não está se sentindo bem; Procurando distração em casa; Sentindo ansiedade pelo retorno à normalidade; Comunicando-se com família/amigos por meio virtual. Categorias “motivo porque” participou da live: Gostar e sentir falta da aula presencial de Dança Sênior na EACH; Gostar de estar entre amigos na Dança Sênior. Categorias “Motivos para” ter participado da live: Interagindo com o professor/amigos durante a live; Divertindo-se e matando a saudade da oficina. Considerações finais: Apesar da quarentena, os estudantes 60+ continuam mantendo suas atividades de alguma forma e motivados em manter um envelhecimento ativo e, consequentemente, mais saudável. Mostrou-nos que a live deve continuar enquanto houver a pandemia do COVID-19.

LIVE DE DANÇA SÊNIOR NA USP60+: UMA PRÁTICA VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19

DOI: 10.22533/at.ed.37421200521

Palavras chave: Idoso, Terapia através da dança. Pandemia. COVID-19. Transmissão ao vivo

Keywords: Older Persons, Dance therapy. Pandemic. COVID-19. Live broadcasting

Abstract:

Objectives: Get to know the experience of social distancing during quarantine and to identify the motivations that lead 60+ students to practice online senior Dance classes. Method: Qualitative study based on the Social Phenomenology of Schütz, with the participation of 14 60+ students who attended the online classes (live broadcastings) of senior Dance during the first semester of 2020, twice a week, lasting 60 minutes. The data were collected through interviews, with open questions, by telephone. The speeches were categorized by means of phenomenological reduction. Result and discussion: They were divided into: Experiencing the pandemic; “Reasons why” and “Reasons for” participating in the live broadcastings. The categories of “Experiencing Pandemic” were: Being forced to stay at home; Not feeling well; Looking for distraction at home; Feeling anxious about returning to normality; Communicating with family / friends via virtual means. “Reasons why” participating in the live broadcastings categories: Like and miss the face-to-face senior Dance class at EACH; Enjoy being among friends in senior Dance. “Reasons for” participating in the live broadcastings categories: Interacting with the teacher / friends during the live; Having fun and missing the workshop. Final considerations: Despite the quarantine, 60+ students somehow carry on their physical activities and are motivated to keep an active and consequently healthier aging. It showed us that the live broadcasting should continue through the COVID-19 pandemic.

Autores

  • Keila Kimie Gondo
  • Ana Maria Souza
  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez
  • Rosa Yuka Sato Chubaci