Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook FORMAÇÃO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO A inserção dos egressos da Licenciatura em Ciências Sociais CDSA/Sumé no mercado de trabalho no período de 2013 A 2017

FORMAÇÃO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO A inserção dos egressos da Licenciatura em Ciências Sociais CDSA/Sumé no mercado de trabalho no período de 2013 A 2017

A pesquisa teve como objetivo problematizar a relação entre a formação docente e a inserção dos licenciados em Ciências Sociais no mercado de trabalho no contexto do semiárido brasileiro. Tomou-se como objeto de análise os egressos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG, do período de 2013 a 2017. Para tanto, buscou-se traçar o perfil socioeconômico e a trajetória acadêmica, relacionando-as a inserção no mercado de trabalho pós formação inicial. Procurou-se, através da aplicação de questionário e entrevistas, identificar os caminhos percorridos para a escolha, permanência e conclusão do curso, bem como as estratégias utilizadas para inserção no mercado de trabalho na região. A pesquisa identificou, diante do universo analisado, percentual significativo de profissionais atuando em outras áreas, distanciando-se, assim, do objetivo para o qual foram formados, o que demonstra a necessidade de fortalecimento político da categoria e da profissionalização e da construção da identidade do professor das ciências sociais no ensino médio.

Ler mais

FORMAÇÃO DOCENTE E MERCADO DE TRABALHO A inserção dos egressos da Licenciatura em Ciências Sociais CDSA/Sumé no mercado de trabalho no período de 2013 A 2017

  • DOI: 10.22533/at.ed.70721150411

  • Palavras-chave: Ensino superior, ciências sociais, mercado de trabalho.

  • Keywords: Higher education, social sciences, job market.

  • Abstract:

    The research aimed at problematizing the relationship between education formation and the insertion of graduates in Social Sciences in the job market in the context of the Brazilian semiarid. The egresses of the Full Degree Course in Social Sciences of the Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG, from 2013 to 2017, were taken as the object of analysis. To this end, the social-economic profile and academic trajectory were traced, relating them to the insertion in the job market after initial formation. It was sought, through the application of a questionnaire and interviews, to identify the paths taken for the choice, permanence and conclusion of the course, as well as the strategies used for insertion into the labor market in the region. The research identified, before the analyzed universe, a significant percentage of professionals acting in other areas, thus distancing themselves from the objective for which they were trained, which demonstrates the need for political strengthening of the category and professionalization and the construction of the identity of the social sciences teacher in high school.

  • Número de páginas: 15

  • DIANE ÂNGELA CUNHA CUSTÓDIO
  • ANA LÚCIA NERY SABATH
  • EDMILSON CARDOSO DA SILVA
Fale conosco Whatsapp