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ADVERGAMES: VIDAS ILIMITADAS PARA FAZER PROPAGANDA

A fim de apurar o conhecimento atual referente ao tema, o artigo fez uma revisão bibliográfica científica da última década sobre jogos eletrônicos desenvolvidos exclusivamente para propaganda de marcas, ideias e produtos (advergames), descrevendo a sua evolução histórica, características, diferenciação para ações similares, tipologias e efetividade. O trabalho identificou que os advergames se destacam por proverem aos jogadores experiências de imersão no conteúdo dos anunciantes, sendo menos invasivos quando comparados a outros veículos e dispositivos, posto que diluem a transmissão de mensagens publicitárias em segundo plano ao entretenimento. Além disso, por meio de estratégias associativas, ilustrativas ou demonstrativas, ampliam a percepção positiva perante marcas e causas em todas faixas etárias e gêneros, reduzem a deterioração dos anúncios e colaboram para a viralização das campanhas. Por último, se diferenciam de outras ações de marketing com jogos eletrônicos pela dependência do produto anunciado, pela gratuidade, casualidade, jogabilidade e fornecimento de recompensas rápidas.

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ADVERGAMES: VIDAS ILIMITADAS PARA FAZER PROPAGANDA

  • DOI: 10.22533/at.ed.73821150417

  • Palavras-chave: marketing digital; advergames;publicidade digital;publicidade em jogos; videogames

  • Keywords: advergame; marketing; videogames;game advertising

  • Abstract:

    In order to ascertain the current knowledge regarding the topic, the article made a scientific bibliographic review of the last decade on electronic games developed exclusively for advertising brands, ideas and products (advergames), describing their historical evolution, characteristics, differentiation for similar actions, typologies and effectiveness. The work identified that advergames stand out for providing players with immersive experiences in the content of advertisers, being less invasive when compared to other vehicles and devices, since they dilute the transmission of advertising messages in the background to entertainment. In addition, through associative strategies, illustrative or demonstrative, they increase the positive perception of brands and causes in all age groups and genders, reduce the deterioration of ads and contribute to the viralization of campaigns. Finally, they differ from other marketing actions with electronic games due to the dependence on the advertised product, the gratuity, casualness, gameplay and the provision of quick rewards.

  • Número de páginas: 15

  • Ronie Oliveira Reyes
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