Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Dentre as diversas contribuições da psicologia histórico cultural, destacamos o estudo das funções psicológicas superiores, como tipicamente humanas, adquiridas e desenvolvidas por vias culturais. Por meio de uma pesquisa ação qualitativa sobre a prática de Artes Visuais com um grupo de crianças de uma classe de Educação Infantil Bilíngue, este trabalho pretendeu analisar como as vivências e produções artísticas podem proporcionar desenvolvimento humano. Para isto, foram realizadas cinco atividades sobre a obra de arte "The Smile of the Flamboyant Wings", de Joan Miró, registrando-se em diário de campo as ações e discursos das crianças. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfica, fundamentada nos pressupostos da psicologia histórico-cultural para análise. Por meio das observações e registros das atividades ficou evidente o movimento de internalização do conhecimento sobre o autor e sua obra, assim como sobre o conteúdo de formas geométricas e cores, bem como o exercício intelectual das crianças de se verem como Miró. Dentre estes resultados destacamos que as vivências em Artes Visuais operam na zona de Desenvolvimento Proximal e proporcionam Desenvolvimento Real e avanço nas funções mentais superiores.

 

Ler mais

ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.4002129037

  • Palavras-chave: artes visuais; Vigotski; desenvolvimento humano

  • Keywords: visual arts; Vigotski; human development

  • Abstract:

    Among the various contributions of historical cultural psychology, we highlighted the study of higher psychological functions (HPFs), as typically human, acquired and developed by cultural pathways. Through a qualitative action research on the practice of Visual Arts with a group of children of a Bilingual Child Education class, this work sought to analyze how the experiences and artistic productions can provide human development. To this end, five activities were carried out on the work of art "The Smile of the Flamboyant Wings", by Joan Miró, in a field diary the actions and speech of the children were registered. The methodology used was of the ethnographic type, based on the assumptions of historical-cultural psychology for analysis. Through the observations and records of the activities, the movement of the internalization of knowledge about the author and his work, as well as the content of geometric forms and colors, and the intellectual exercise of the children to see themselves as Miró was evident. These experiences in Visual Arts operate in the zone of Proximal Development, provide Real Development and advancement in the higher mental functions (HPFs).

  • Número de páginas: 18

  • Isabela Souza Casemiro
  • Roseli Fernandes Lins Caldas
Fale conosco Whatsapp