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Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão nas práticas pedagógicas da escola regular: Problemas e Possibilidades

Este Artigo foi desenvolvido durante a Pós-graduação em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas e tem como ponto de partida a escolarização e inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino regular, que recebem esses alunos. Muitos professores que atuam em escolas inclusivas preferem um discurso equivocado e obscuro sobre o TEA. Com o objetivo de analisar as mudanças promovidas pelas políticas de inclusão em relação ao acesso e permanência dessa criança escola, destacando o papel da tecnologia no âmbito da educação de alunos autistas e ressaltando os possíveis benefícios do seu uso no apoio e aprendizagem. Para tanto escolheu-se como método a Revisão Integrativa para feitura do artigo, consistindo na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, bem como, para reflexões sobre a realização de estudos, permitindo a combinação de dados de literatura teórica e empírica. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram analisados conforme seu conteúdo, com a organização do material e sistematização das ideias, além da classificação das informações em categorias, numa unidade de registros onde foram escolhidos 15 artigos e por fim, o tratamento e interpretação dos dados com base na literatura. Concluido que quando não existe ambiente apropriado e condições adequadas à inclusão, os ganhos no desenvolvimento cedem lugar ao prejuízo, indicando a necessidade de reestruturação geral do sistema social e escolar para que a inclusão seja efetuada.

Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão nas práticas pedagógicas da escola regular: Problemas e Possibilidades

DOI: 10.22533/at.ed.8192101023

Palavras chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Práticas Pedagógicas; Inclusão; Aluno com TEA; Educação Básica Regular

Keywords: Autistic Spectrum Disorder (ASD); Pedagogical practices; Inclusion; Students with ASD; Regular Basic Education

Abstract:

This Article was developed during Post-Graduation in Specialization in Teacher Training and Educational Practices and has as its starting point the schooling and inclusion of the student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the pedagogical practices developed by teachers of regular education, who receive these students. Many teachers who work in inclusive schools prefer a mistaken and obscure speech about TEA. In order to analyze the changes promoted by the inclusion policies regarding access and permanence of this school child, highlighting the role of technology in the education of autistic students and emphasizing the possible benefits of its use in support and learning. To this end, the Integrative Review was chosen as the method for making the article, consisting of the construction of a broad analysis of the literature, contributing to discussions about methods and research results, as well as for reflections on the conduct of studies, allowing the combination of theoretical and empirical literature data. After obtaining the data, they were analyzed according to their content, with the organization of the material and systematization of ideas, in addition to the classification of the information in categories, in a record unit where 15 articles were chosen and, finally, the treatment and interpretation of the data. data based on the literature. It was concluded that when there is no appropriate environment and adequate conditions for inclusion, the gains in development give way to losses, indicating the need for a general restructuring of the social and school system for inclusion to be effected.

Autores

  • Aurea Cintra Azevedo Marra
  • LUCIANNE OLIVEIRA MONTEIRO ANDRADE