Visualizações

15

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neste estudo, pesquisou-se sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pois é uma das etapas de grande relevância para a criança e primordial para o seu desenvolvimento. O objetivo geral foi apresentar a importância e as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do CMEI “Menino Jesus” no município de Presidente Kennedy/ES com 2 (duas) turmas, 2(duas) professoras regentes e 4 (quatro) auxiliares de turmas. Este estudo se justifica pela necessidade de uma educação que contemple, de forma lúdica, a formação de conceitos, ideias, possibilitando a criança a exploração, reinventando os saberes voltados para a construção de conhecimentos. A Educação Infantil é a fase de descobertas e as crianças estão sempre em busca do novo. A pesquisa se deu por metodologias qualitativas, através de observações das aulas e aplicação de questionários aos professores regentes, dos quais foram gerados registros analisados. Os dados foram coletados desde o 3º trimestre de 2019 até o início do 1º trimestre de 2020, que possibilitou, inicialmente, verificar a utilização de jogos e brincadeiras na proposta de ensino no cotidiano na escola pesquisada. O estudo revelou a importância de elaborar oficinas de jogos e brincadeiras com as crianças como uma proposta metodológica que foi aplicada nas referidas turmas, possibilitando vivenciar, com subsídios teóricos e práticos, promovendo a interação e a aprendizagem

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOI: 10.22533/at.ed.8192101025

Palavras chave: Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem. Jogos e Brincadeiras

Keywords: Early Childhood Education; Teaching and Learning; Games and Games

Abstract:

In this study, we researched the contribution of games and play in the teaching and learning of Early Childhood Education students, as it is one of the stages of great relevance for the child and essential for their development. The general objective was to present the importance and contributions of games and play in the teaching-learning process of the students of CMEI “Menino Jesus” in the municipality of Presidente Kennedy / ES with 2 (two) classes, 2 (two) leading teachers and 4 (four) class assistants. This study is justified by the need for an education that contemplates, in a playful way, the formation of concepts, ideas, enabling the child to explore, reinventing knowledge aimed at the construction of knowledge. Early childhood education is the discovery phase and children are always looking for the new. The research was carried out by qualitative methodologies, through observations of the classes and application of questionnaires to the conducting teachers, from which analyzed records were generated. The data were collected from the 3rd quarter of 2019 until the beginning of the 1st quarter of 2020, which made it possible, initially, to verify the use of games and games in the daily teaching proposal in the researched school. The study revealed the importance of developing, as a Final Product, games and games workshops with children as a methodological proposal that was applied in the aforementioned classes, making it possible to experience, with theoretical and practical subsidies, promoting interaction and learning.

Autores

  • Dara Ribeiro Ramos
  • Luana Frigulha Guisso