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capa do ebook MOTIVOS PARA INVENTARIAR O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL – 1942, NA CIDADE DE PELOTAS/RS.

MOTIVOS PARA INVENTARIAR O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL – 1942, NA CIDADE DE PELOTAS/RS.

As edificações de uma cidade

são componentes importantes no conjunto

da formação do patrimônio histórico, que

documentam a memória e os costumes de

uma certa época. Pelotas, por ser considerada

patrimônio histórico e artístico nacional e

patrimônio cultural do Estado do Rio Grande

do Sul, é conhecida pelo valor de seus

prédios. Portanto, estas edificações devem ser

preservadas para garantir a continuidade da

identidade e cultura da comunidade. O bem

imóvel protegido por inventário agrega valor ao

patrimônio já preservado da cidade, mostrando,

assim, o crescimento e as fases da arquitetura

pelotense. Este trabalho tem como objetivo

apontar os motivos para que a edificação do

colégio Instituto Estadual de Educação Assis

Brasil seja preservada como patrimônio cultural

através da medida de proteção de inventário.

O prédio da escola possui valor histórico, pois

além de representar o período da arquitetura

moderna, faz parte de um projeto-tipo para

instituições de ensino do governo do Estado do

Rio Grande do Sul. O presente trabalho aborda

o surgimento e a disseminação do movimento

de transição da arquitetura moderna em Pelotas

e apresenta a temática das escolas padrão,

e tem por metodologia a análise comparativa

das características pontuais da edificação com

as Leis Municipais N.º 4568/00 e N.º 5502/08,

que pertencem ao Plano Diretor da cidade e

classificam suas zonas de proteção e a relação

de seu inventário, como também com o modelo

de ficha do Instituto do patrimônio histórico e

artístico do estado (IPHAE).

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MOTIVOS PARA INVENTARIAR O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL – 1942, NA CIDADE DE PELOTAS/RS.

  • DOI: 10.22533/at.ed.50619160120

  • Palavras-chave: Inventário; patrimônio; arte decô; escolas padrão

  • Keywords: Inventory; patrimony; art deco; standard schools

  • Abstract:

    The buildings of a city are important

    components in the formation of the historical

    patrimony, which document the memory and the

    customs of a certain epoch. Pelotas, because

    it is considered a national historical and artistic

    heritage and cultural heritage of the State of Rio

    Grande do Sul, is known for the value of these

    buildings. Therefore, these buildings must be

    preserved to ensure continuity of community

    identity and culture. The property protected

    by inventory adds value to the city’s already

    preserved heritage, thus showing the growth and phases of Pelotas architecture. This paper aims to indicate the reasons for the

    construction of the college Instituto Estadual de Educação Assis Brasil to be preserved

    as cultural heritage through the measure of inventory protection. The school building

    has historical value, as it represents the period of modern architecture, it is part of

    a standard project for educational institutions of the government of the State of Rio

    Grande do Sul. The present paper addresses the emergence and dissemination of

    the movement of transition of the modern architecture in Pelotas and presents the

    theme of the standard schools, and has by methodology the comparative analysis of

    the punctual characteristics of the building with the Municipal Laws Nº 4568/00 and

    No. 5502/08, that belong to the Master Plan of the city and classify their protection

    zones and the relation of their inventory, as well as with the template of the Institute of

    Historical and Artistic Heritage of the State (IPHAE).

  • Número de páginas: 15

  • Lisiê kremer Cabral
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