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capa do ebook INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SOCIAL E RELACIONAL E A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO TRABALHO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SOCIAL E RELACIONAL E A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO TRABALHO

Este estudo objetiva investigar como as inteligências emocional, social e relacional refletem sobre e nas relações de trabalho, assim como na competência, desempenho, liderança e no sucesso gestorial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados procedeu-se levantamento do referencial teórico em livros e artigos por meio das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico e SciELO, com base nas palavras-chave. Para análise dos dados utilizou-se as técnicas de fichamento e análise de conteúdo. Os resultados indicam que, o conceito de Inteligência Emocional – IE surgiu em 1990 com Peter Salovey e John Mayer, mas foi em 1995 com Daniel Goleman que a IE conquista prestígio e destaque e amplia o conceito. A IE implica no uso da inteligência das emoções, no equilíbrio em lidar com adversidades e conflitos; inclui autocontrole, zelo, persistência e automotivação. A Inteligência Social – IS, tratada por Symon Hill (2013), a partir do pensamento de Goleman, traz a ideia de que um indivíduo precisa lidar bem com suas emoções gerando benefícios para si mesmo e para os outros; refere-se a uma comunicação verdadeira e efetiva com pessoas. A Inteligência Relacional – IR, no campo institucional traz a ideia de compreensão de si mesmo, das habilidades, limitações e individualidades de si e do outro para construção de relacionamentos interpessoais benéficos e crescimento pessoal saudáveis; considera-se que o conflito pode atuar de forma positiva ou negativa dentro da empresa e influenciar o comportamento humano, tornando, portanto, necessário administrá-lo. Conclui-se que, a integração e articulação destas inteligências traz às organizações efeitos positivos e práticos, gerando resultados favoráveis para a empresa e para o trabalhador. Espera-se que este estudo desperte o interesse de pesquisadores quanto a investigação de técnicas que propiciem esta articulação para que melhores relações no trabalho sejam desenvolvidas, propiciando resultados mais eficientes e maior qualidade de vida laboral.

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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SOCIAL E RELACIONAL E A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO TRABALHO

  • DOI: 10.22533/at.ed.7382115045

  • Palavras-chave: Inteligências. Trabalho. Qualidade de vida.

  • Keywords: Intelligences. Work. Quality of life.

  • Abstract:

    This study aims to investigate how emotional, social and relational intelligences reflect on and on work relationships, as well as on competence, performance, leadership and managerial success. This is a bibliographical research. For data collection, the theoretical framework in books and articles was collected through the electronic databases Google Academic and SciELO, based on the keywords. For data analysis, the techniques of registration and content analysis were used. The results indicate that the concept of Emotional Intelligence – IE emerged in 1990 with Peter Salovey and John Mayer, but it was in 1995 with Daniel Goleman that IE gained prestige and prominence and expands the concept. EI implies the use of emotion intelligence, balance in dealing with adversities and conflicts; includes self-control, zeal, persistence, and self-driving. Social Intelligence – IS, treated by Symon Hill (2013), from Goleman's thought, brings the idea that an individual needs to deal well with his emotions generating benefits for himself and others; means true and effective communication with people. Relational Intelligence – IR, in the institutional field brings the idea of understanding one's own, of the skills, limitations and individualities of ones and of the other to build beneficial interpersonal relationships and healthy personal growth; it is considered that the conflict can act positively or negatively within the company and influence human behavior, making it necessary to manage it. It is concluded that the integration and articulation of these intelligences brings to organizations positive and practical effects, generating favorable results for the company and for the worker. It is expected that this study arouses the interest of researchers regarding the investigation of techniques that provide this articulation so that better relationships at work are developed, providing more efficient results and higher quality of work life.

  • Número de páginas: 12

  • Gislaine Lima da Silva
  • Bruna da Costa Nasimbem dos Santos
  • Hingrid Furquim Gomes
  • Elizeth Germano Mattos
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