Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook RELEVO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR EM MANAUS-AM

RELEVO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR EM MANAUS-AM

Esta pesquisa parte do seguinte questionamento: De que forma se dá o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geografia Física, voltados ao Relevo, na Educação Básica? Buscando solucionar a este questionamento, pretendeu-se identificar as formas como ocorrem o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geografia Física, de forma mais específica os referentes ao Relevo e suas formas, em escolas da rede pública da cidade de Manaus, que é uma das mais representativas cidades da Amazônia Ocidental. Para a consolidação desta pesquisa, foram realizadas atividades de pesquisa e coleta de informações/observações em campo, com a participação de 11 professores e 330 alunos que responderam a um questionário sobre suas rotinas em sala de aula. Pôde-se observar os problemas enfrentados pelos docentes bem como as dificuldades que os discentes têm com relação aos conteúdos de Geografia. 

Ler mais

RELEVO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR EM MANAUS-AM

  • DOI: 10.22533/at.ed.6842109049

  • Palavras-chave: Ensino de Geografia; Geografia Física; Relevo

  • Keywords: Teaching of Geography. Geography Physical. Landform

  • Abstract:

    This article presents the results of a research based on the following question: In what way do you think that happen the teaching – learning process of the Geography Physical contents about Landform, in Basic Education? Searching a solution for this questioning, intend to identify the ways of how happens the teaching-learning process of the Geography Physical Contents, specifying the regarding to Landform and your rating, at Public Schools in the city of Manaus, which it is the one most representative cities of the Western Amazonian. In order to consolidate this research, information gathering and field observation activities were carried out, with the participation of 11 teachers and 330 students that answer a questionnaire about their classroom routines. The results allowed to observe the problems faced by the teachers as well as the difficulties that the students have regarding the Physical Geography contents, especially those related to the Landform.

  • Número de páginas: 12

  • Miguel Sá de Souza Brito
  • Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
  • Carlos Silva da Costa Brito
Fale conosco Whatsapp