Visualizações

3

ENTREVISTA CONSTRÓI IMAGEM EMPRESARIAL DISCURSIVA: ESTUDO TEXTUAL NUM EXEMPLAR DA ODEBRECHT INFORMA

A imagem é a percepção da empresa tida pelos seus públicos  de interesse. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar o discurso da Odebrecht a partir da construção do ethos (via léxico), elemento retórico que conincide com a construção da imagem empresarial, e da situação enunciativa numa entrevista da sua revista Odebrecht Informa. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico pressupostos da Retórica, da Análise do Discurso de linha francesa e da Comunicação Empresarial. Para se empreender este estudo, foram realizadas três análises: a dos dados linguísticos, a dos argumentos usados e a das estratégias de comunicação utilizadas neste texto.

ENTREVISTA CONSTRÓI IMAGEM EMPRESARIAL DISCURSIVA: ESTUDO TEXTUAL NUM EXEMPLAR DA ODEBRECHT INFORMA

DOI: 10.22533/at.ed.1442108028

Palavras chave: Ethos, Análise do Discurso, Imagem Empresarial, Entrevista, Odebrecht.

Keywords: Ethos, Discourse Analysis, Corporate Image, Interview, Odebrecht.

Abstract:

The image is the perception of the company held by its stakeholders. Thus, the objective of this work was to study Odebrecht's discourse from the construction of the ethos (via lexicon), a rhetorical element that coincides with the construction of the corporate image, and of the enunciative situation in an interview in its Odebrecht Informa magazine. To do so, it was used as a theoretical basis assumptions of Rhetoric, Discourse Analysis of French line and Business Communication. To undertake this study, three analyzes were carried out: that of linguistic data, that of the arguments used and that of the communication strategies used in this text.

Autores

  • Marta Cardoso de Andrade