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capa do ebook ESTIMANDO A USABILIDADE DE UM SIMULADOR DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍTICAS DE ESCALONAMENTO DE PROCESSOS: UM RELATO DE TESTES DE USUÁRIO

ESTIMANDO A USABILIDADE DE UM SIMULADOR DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍTICAS DE ESCALONAMENTO DE PROCESSOS: UM RELATO DE TESTES DE USUÁRIO

O aprendizado de escalonamento de processos na CPU é descrito na literatura como não trivial, dado o nível de abstração da temática. Para subsidiar o ensino desse assunto, professores de computação têm investido no estabelecimento de simuladores educacionais. Esses mecanismos de apoio ao ensino são capazes de proporcionar um ambiente no qual o aluno pode construir, configurar, executar, visualizar e deletar processos que são submetidos a escalonadores que implementam diferentes políticas, as quais os alunos desejam ter um melhor entendimento. Por ser um simulador educacional, o aluno pode compreender estados de um processo construído, acompanhar uma transição de estado por meio visual e entender o comportamento de um processo com base em uma determinada política ou algoritmo de escalonamento. Um simulador educacional existente é o SSP-Edu, que está disponível para acesso, uso e modificação. Apesar de estar disponível, não há um entendimento concreto sobre o grau em que ele pode ser usado por alunos de computação para aprender as políticas de escalonamento de processos em CPU, com efetividade, eficiência e até mesmo com satisfação. Uma maneira de compreender isso é por meio de avaliação de usabilidade. Assim, visando contribuir com o simulador SSP-Edu, este estudo reporta a execução e os resultados obtidos de um teste de usabilidade feito no simulador. O teste aplicado consistiu no uso do System Usability Scale, que é um dos instrumentos específicos para reconhecer o grau de usabilidade de produtos de software. 

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ESTIMANDO A USABILIDADE DE UM SIMULADOR DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLÍTICAS DE ESCALONAMENTO DE PROCESSOS: UM RELATO DE TESTES DE USUÁRIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.8712119027

  • Palavras-chave: avaliação de usabilidade, ensino de computação, escalonamento de processos na CPU, teste de usuário.

  • Keywords: usability evaluation, computer science education, CPU scheduling, user testing.

  • Abstract:

    Learning CPU scheduling is described in the literature as nontrivial due to the level of abstraction of its theme. To support the teaching of this subject, computer teachers have invested in the establishment of educational simulators. These educational simulators are capable to provide an environment in which the student can build, configure, execute, view, and delete processes that are submitted to schedulers who implement different policies, which the students want to understand better. Because it is an educational simulator, the student can understand the states of a built process, follow a state transition visually, and understand the behavior of a process based on a given policy or scheduling algorithm. An existing educational simulator is the SSP-Edu, which is available for access, use, and modification. Although it is available, there is no concrete understanding of the degree to which it can be used by computer students to learn the process scheduling policies in CPU, with effectiveness, efficiency, and even with satisfaction. One way to understand this is through usability evaluation. Thus, aiming to contribute to the SSP-Edu simulator, this study reports the execution and the results obtained from a usability test performed on the simulator. The applied test consisted of the use of the System Usability Scale, which is one of the specific instruments to recognize the degree of usability of software products. 

  • Número de páginas: 19

  • João Paulo Biazotto
  • Myke Morais de Oliveira
  • Ana Caroline Fernandes Spengler
  • Leo Natan Paschoal
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