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capa do ebook A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS EM ESTÁGIOS INICIAIS: UM ESTUDO TEÓRICO-EMPÍRICO

A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS EM ESTÁGIOS INICIAIS: UM ESTUDO TEÓRICO-EMPÍRICO

A taxa de empreendimentos novos, isto é, com até 42 meses de existência, vem crescendo ao longo dos últimos no Brasil. Só em 2019 por exemplo, mais de 2,9 milhões de novas empresas foram criadas no país, número 23,3% superior à quantidade registrada em 2018. Apesar disto, uma a cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos no mercado, suscitando a relevância de estudos, tal como aqui proposto, que buscam compreender fatores, dentre eles relacionais, associados ao seu desenvolvimento. Este artigo, uma contribuição ao estudo da área, insere-se justamente neste contexto. Sob abordagem teórica relacional, procura investigar a influência dos capitais sociais relacional e estrutural ao desenvolvimento de três empreendimentos iniciais imersos em cluster pertencente ao setor da economia criativa. A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com emprego do estudo de caso como método de investigação. Evidências de campo permitem concluir ser o desenvolvimento dos empreendimentos iniciais influenciado pelos dois tipos de capital social (relacional e estrutural) aqui investigado. A pesquisa acaba por projetar luzes para novas reflexões, ampliando a literatura da área. 

 

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A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS EM ESTÁGIOS INICIAIS: UM ESTUDO TEÓRICO-EMPÍRICO

  • DOI: 10.22533/at.ed.73821150421

  • Palavras-chave: Capital Social. Redes. Empreendedorismo.

  • Keywords: Social capital. Network. Entrepreneurship.

  • Abstract:

    The rate of new ventures, that is, with up to 42 months of existence, has been growing over the last few years in Brazil. In 2019 alone, for example, more than 2.9 million new companies were created in the country, a number 23.3% higher than the amount registered in 2018. Despite this, one in four companies closes its doors before completing two years in the market , raising the relevance of studies, as proposed here, that seek to understand factors, among them relational, associated with their development. This article, a contribution to the study of the area, fits precisely in this context. Under a relational theoretical approach, it seeks to investigate the influence of relational and structural social capital on the development of three initial ventures immersed in a cluster belonging to the creative economy sector. The research strategy was qualitative, using the case study as an investigation method. Field evidence allows us to conclude that the development of initial ventures is influenced by the two types of social capital (relational and structural) investigated here. The research ends up designing lights for new reflections, expanding the literature in the area.

  • Número de páginas: 15

  • ANA CLAUDIA FLORIANO DA SILVA
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