Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook As estratégias utilizadas na campanha eleitoral de José Ivo Sartori para o governo do RS

As estratégias utilizadas na campanha eleitoral de José Ivo Sartori para o governo do RS

O presente ensaio apresenta uma análise das mudanças percebidas, no cenário eleitoral, decorrentes do advento das novas tecnologias. A internet e as suas constantes evoluções tecnológicas, que trouxeram a criação e a progressiva popularização das redes sociais, tornaram-se importantes subsídios para a divulgação da campanha eleitoral. Isso possibilita que as informações obtidas pelo eleitor que deseja escolher seu candidato nas eleições não se restrinjam, apenas, ao período da propaganda eleitoral, quando os canais de televisão e as emissoras de rádio transmitem o horário eleitoral gratuito. Os meios de comunicação audiovisuais deixaram de ser os únicos instrumentos que permitem ao postulante de um cargo eletivo apresentar suas propostas. Para exemplificar o assunto é apresentado a campanha eleitoral, de 2014, do então candidato ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Ele conseguiu se eleger governador após uma campanha que soube explorar os recursos oferecidos pela rede mundial de computadores.

Ler mais

As estratégias utilizadas na campanha eleitoral de José Ivo Sartori para o governo do RS

  • DOI: 10.22533/at.ed.2122109029

  • Palavras-chave: Comunicação, campanha eleitoral, internet, governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori

  • Keywords: Communication, electoral campaign, internet, governmet of Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori

  • Abstract:

    This essay presentes na anlysis of th perceived changes in the electoral scenario resulting from the advento of new techologies. The internet and its constant technological development, which brought about the creation and progressive popularization of social nwtworks, havebecome important subsidies for the dissemination of the electoral campaign. This allows the information obtained by the voter who whishes to choose his candidate in the elections not to be restricted only to the period of electoral propaganda, when television channels and radio stations broadcast the electoral timetable free of charge. Audiovisual media are no longer the only tools that allow candadates for elected office to presente their proposals. An example of this is the 2014 election campaign of the then candidate for the governement of Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. He succeeded in electing governor after a campaign thet knew how to exploit the resources offered by the world computer network.

  • Número de páginas: 10

  • Rodolfo Soares Manfredini
Fale conosco Whatsapp