Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA

OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA

Este trabalho mostra a elaboração e o uso de oficina pedagógica, como uma estratégia de ensino motivadora para a aprendizagem e discussão dos conceitos de Astronomia, tendo como proposta metodológica, o desenvolvimento de cinco atividades sobre temas relevantes nesse assunto para uma turma de 29 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Os resultados evidenciaram a importância e necessidade de se adotar diferentes mecanismos para uma aprendizagem mais significativa em Ciências, como o desenvolvimento de oficina pedagógica, já que a aplicação da mesma mostrou-se bem eficaz na construção de um conhecimento de Astronomia, mais abrangente e sólido, de acordo com o bom desempenho da turma nos questionários e no engajamento da mesma em participar ativamente das atividades propostas.

Ler mais

OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.2432122024

  • Palavras-chave: Estratégias de ensino. Atividades Práticas. Astronomia. Oficinas Pedagógicas.

  • Keywords: Teaching strategies. Practical Activities. Astronomy. Pedagogical Workshops.

  • Abstract:

    This work shows the elaboration and the use of a pedagogical workshop, as a motivating teaching strategy for the learning and discussion of Astronomy concepts, having as methodological proposal, the development of five activities on relevant themes in this subject for a group of 29 students from 9th grade of Elementary School II at Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). The results showed the importance and need to adopt different mechanisms for a more meaningful learning in Science, such as the development of a pedagogical workshop, since its application proved to be very effective in building a more comprehensive and solid knowledge of Astronomy, according to the good performance of the class in the questionnaires and their engagement in actively participating in the proposed activities.

  • Número de páginas: 15

  • Juliana Pereira da Costa
  • Rayanne Cristina da Silva Santos
  • Marcelo Monteiro Marques
Fale conosco Whatsapp