Visualizações

1

A FOTOGRAFIA NA ESCOLA COMO DIDÁTICA: AMPLIANDO OLHARES SOBRE PAISAGENS E CENAS COTIDIANAS

O objetivo deste artigo é apresentar a fotografia na escola como didática e como ela pode ampliar olhares sobre paisagens e cenas cotidianas. A fotografia pode ampliar os olhares dos alunos para o espaço ao seu redor e servir como um elo de integração entre a arte e a cultura, formando sujeitos críticos e ativos. A relevância deste artigo está no resgate do aspecto criativo e na criatividade dos adolescentes, propondo que os alunos possam parar e observar o espaço que os cercam, bem como o percurso que costumam fazer para chegar até a escola. A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. Portanto, o ato de observar paisagem e fotografa–lá se transformou uma prática significativa, gerando inúmeros resultados positivos para a aprendizagem tanto do aluno, mas também para o professor.

A FOTOGRAFIA NA ESCOLA COMO DIDÁTICA: AMPLIANDO OLHARES SOBRE PAISAGENS E CENAS COTIDIANAS

DOI: 10.22533/at.ed.81921010212

Palavras chave: Fotografia. Didática Fotográfica. Artes. Educação

Keywords: Photography. Photographic Didactics. Art. Education.

Abstract:

The purpose of this article is to present photography at school as didactic and how it can broaden views on landscapes and everyday scenes. Photography can broaden students' views of the space around them and serve as an integration link between art and culture, forming critical and active subjects. The relevance of this article is in the rescue of the creative aspect and in the creativity of the adolescents, proposing that the students can stop and observe the space that surrounds them, as well as the route they usually take to get to school. Photography contributes positively to many things, several professional fields have added it as a means of amplifying the possibilities and producing detailed and precise studies. Therefore, the act of observing the landscape and taking photographs - there has become a significant practice, generating countless positive results for the learning of both the student and the teacher.

Autores

  • Graciela Brandão da Silva