Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MEL PELA AGRICULTURA FAMILIAR DE GUARAPUAVA-PR

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MEL PELA AGRICULTURA FAMILIAR DE GUARAPUAVA-PR

O presente trabalho teve por objetivo analisar a produção e a comercialização de mel pela agricultura familiar de Guarapuava-PR, a fim de conhecer e compreender os avanços e as barreiras encontradas pelos apicultores nos últimos anos. A pesquisa foi desenvolvida com base no método monográfico e observacional, o nível da pesquisa foi o exploratório e utilizou-se técnicas de pesquisa secundárias (análise de artigos e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e primárias (aplicação de entrevista aos produtores, Secretaria da Agricultura de Guarapuava e responsáveis pela comercialização do produto, dentre eles a Central Regional de Comercialização do Centro Oeste do Paraná - Cercopa). Percebeu-se que as características predominantes dos apicultores de Guarapuava são pequenos produtores que tem o mel como fonte alternativa de renda e a maioria desses produtores usam suas propriedades rurais com outras atividades. Os mercados existentes para a venda do mel em Guarapuava são as feiras do produtor, mercados, lojas de produtos naturais, conveniências, restaurantes, através das redes sociais na internet e vendas feitas nas casas dos apicultores. A comercialização também ocorre no mercado de economia solidária instalado anexo a rodoviária, além do site “Compre do Produtor”. Novos equipamentos, mais informações e acesso as novas tecnologias têm contribuído para o aumento e a facilidade na produção. Porém a falta de incentivo dos órgãos públicos, além do desmatamento, poluição e o uso de agrotóxico no campo tem prejudicado a produção de mel.

Ler mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MEL PELA AGRICULTURA FAMILIAR DE GUARAPUAVA-PR

  • DOI: 10.22533/at.ed.6352129018

  • Palavras-chave: Agricultura familiar. Mercado consumidor. Estratégia de reprodução socioeconômica.

  • Keywords: Family Farming. Consumer Market. Socioeconomic Management

  • Abstract:

    This work aims at analyzing the production and commercialization of honey by the family farming in Guarapuava-PR so that one is able to know and understand the progress and the obstacles put in the way of beekeepers over the last years. The research was done grounded on case study and observation. The level of research was exploratory and secondary (analysis of articles and data by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) as well as primary (interviews with farmers, Secretaria da Agricultura de Guarapuava and with the ones accountable for the commercialization of the product, among them Central Regional de Comercialização do Centro Oeste do Paraná – Cercopa) sources  were used. It was possible to draw the conclusion that the most common agriculture model among the apiculturists in Guarapuava is the smallholder farmer who has the honey as his / her alternative income sources and that most of these producers use their farms to do other activities, too. Honey can be bought in Guarapuava at the ‘agricultural producer fair’, stores, supermarkets, convenience stores, health food shops, restaurants, over the Internet and even at the beekeepers’ houses. The commercialization is also possible at the ‘store of solidarity-based economy’ which is situated at the bus station and also on the website ‘Compre do Produtor’. New devices and information and the access to modern technologies have contributed to the increase in production. Nevertheless, the lack of public investment, the deforestation, the pollution and the use of pesticides in the farm ecosystem have hindered the honey production. 

  • Número de páginas: 15

  • Cézar Pereira
  • Mario Zasso Marin
Fale conosco Whatsapp