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capa do ebook O Pensamento Computacional como estratégia para o desenvolvimento das habilidades básicas para o Ensino de Robótica

O Pensamento Computacional como estratégia para o desenvolvimento das habilidades básicas para o Ensino de Robótica

Esse artigo apresenta o relato de experiência sobre um projeto da Robótica Educacional, utilizando o Pensamento Computacional para desencadear o processo de aprendizagem da programação de estudantes de uma escola de Santo Ângelo, RS. O estudo iniciou em fevereiro com previsão de término para novembro de 2019, envolvendo 289 estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia do estudo usada foi a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, sendo desenvolvido no laboratório de tecnologias da escola, com aulas semanais e tarefas para serem realizadas em casa. Para o desenvolvimento do projeto elaborou-se um planejamento por meio de plataformas de aprendizagem, como o Code.org e o Codespark, que trabalham o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à tecnologia e a computação, e também utilizou-se atividades desplugadas, que permitem ao estudante experimentar, analisar, criar soluções e aprender através dos erros e acertos. Investigou-se como o desenvolvimento do Pensamento Computacional contribui o ensino da Robótica Educacional por meio de uma distinta forma de abordar os conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e também para entender o comportamento humano. Por meio desta experiência percebe-se que a introdução do Pensamento Computacional contribui para a inserção da robótica educacional nas séries iniciais da escola em estudo. O projeto encontra-se em desenvolvimento e já é possível observar que a utilização dessas plataformas incentiva o pensamento criativo, o raciocínio sistemático e o trabalho colaborativo, competências essenciais para o educando desenvolver-se de forma crítica e cognitiva.

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O Pensamento Computacional como estratégia para o desenvolvimento das habilidades básicas para o Ensino de Robótica

  • DOI: 10.22533/at.ed.87121190210

  • Palavras-chave: Robótica educacional, Programação, Pensamento Computacional, Ensino Fundamental.

  • Keywords: Educacional Robotics, Programming, Computational Thinking, Elementary School.

  • Abstract:

    This article presents an experience report on an Educational Robotics project, using Computational Thinking to trigger the process of programming learning at school students in Santo Ângelo, RS. The study started in February and is expected to end in November 2019, involving 289 students from the 1st to the 5th grade of elementary school. The study methodology used was bibliographic research and case study, being developed in the school's technology laboratory, with weekly classes and homework. For the development of the project, planning was incremented through learning platforms, such as Code.org and Codespark, which work on the development of competences and skills related to technology and computing, and also used unplugged activities, which allow students to experiment, analyze, create solutions and learn from mistakes and successes. It was investigated how the development of Computational Thinking contributes to the teaching of Educational Robotics through a distinct way of approaching the basic concepts of Computer Science to solve problems, develop systems and also to understand human behavior. Through this experience it is noticed that the introduction of Computational Thinking contributes to the insertion of educational robotics in the initial grades of the mentioned school. The project is under development and it is already possible to observe that the use of these platforms encourages creative thinking, systematic reasoning and collaborative work, essential skills for the student to develop in a sharp-witted and cognitive way.

  • Número de páginas: 12

  • MARILEI DE FÁTIMA KOVATLI
  • EDERSON LUIZ LOCATELLI
  • ANDRESSA KOTZ
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