Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook NUTRIENTES ALIMENTARES NO INSTAGRAM DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

NUTRIENTES ALIMENTARES NO INSTAGRAM DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

No Brasil, devido a pandemia da Covid-19, as atividades acadêmicas presenciais deram lugar as remotas. De modo a dar continuidade as suas ações, os projetos de extensão universitária passaram a usar o Instagram como uma estratégia para levar informações à população como, por exemplo, o projeto de extensão “Incentivo a alimentação complementar adequada voltada aos lactentes assistidos na Rede Básica de Saúde do Município de Macaé” (IACOL), da UFRJ-Campus Macaé́. Objetivou-se identificar o interesse dos usuários do Instagram nas publicações sobre o tema Nutrientes Alimentares voltado ao público materno-infantil, divulgadas na conta do Instagram do projeto IACOL. Realizou-se um estudo de caso sobre Nutrientes Alimentares (Tema Norteador) publicados no Feed do Instagram do IACOL, entre abril e julho de 2020. Os dados foram analisados segundo as métricas alcance (total de pessoas que visualizaram uma publicação, desconsiderando as repetições do usuário), impressão (quantidade de vezes que um post foi visto, sem diferenciar se ele foi visualizado mais de uma vez pelo mesmo usuário) e curtida (número de seguidores que gostaram da publicação). Cabe ressaltar que a conta do Instagram do IACOL em abril tinha cerca de 300 seguidores, passando a aproximadamente 650 em julho. Foram divulgados 12 posts sobre Nutrientes Alimentares, sendo visualizados por 4.715 usuários. Observou-se que 1.313 contas visualizaram mais de uma vez os posts, totalizando 5.998 impressões, e 543 contas curtiram os posts. O Tema Norteador foi categorizado em dois Eixos Temáticos, Macronutrientes (n=3 posts) e Micronutrientes (n=9 posts). A publicação de maior alcance (n=559; 12%) e impressão (n=699; 11%) foi sobre o Ferro; e a de maior curtida (n=61; 11%) foi sobre a Vitamina D. Conclui-se que houve interesse dos usuários do Instagram nas publicações da conta do projeto IACOL sobre o tema Nutrientes Alimentares, destacando-se os posts sobre o Ferro e a Vitamina D.

Ler mais

NUTRIENTES ALIMENTARES NO INSTAGRAM DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

  • DOI: 10.22533/at.ed.91821010214

  • Palavras-chave: Alimentação. Nutrientes. Rede Social.

  • Keywords: Diet. Nutrients. Social Networking.

  • Abstract:

    In Brasil, due to the Covid-19 pandemic, face-to-face academic activities have given way to remotes ones. In order to continue their actions, university extension projects started to use Instagram as a strategy to bring information to the population, for example, the extension project “Encourage adequate complementary feeding for infants assisted in the Basic Health Network of the Municipality of Macaé” (IACOL), UFRJ-Campus Macaé. Aimed to identify the interest of Instagram users in publications on the topic Food Nutrients aimed at the mother-to-child population, posted on the IACOL project’s Instagram account. A case study on Food Nutrients (Guide Theme) was published on the IACOL Instagram Feed, between April and July 2020. The data were analyzed according to the reach metrics (total of people who viewed a publication, disregarding the user’s repetitions), impression (number of times a post was viewed, without differentiating if it was viewed more than once by the same user) and liked (number of followers who liked the post). It is worth noting that IACOL's Instagram account in April had about 300 followers, increasing to approximately 650 in July. Twelve posts were published on Food Nutrients, being viewed by 4,715 users. It was observed that 1,313 accounts viewed the posts more than once, totaling 5,998 impressions, and 543 accounts liked the posts. The Guide Theme was categorized into two Thematic Axes, Macronutrients (n = 3 posts) and Micronutrients (n = 9 posts). The publication with the greatest reach (n = 559; 12%) and print (n = 699; 11%) was on Iron; and the one with the most likes (n = 61; 11%) was about Vitamin D. It is concluded that was interest from Instagram users in the publications of the IACOL project account on the topic Food Nutrients, highlighting the posts about Iron and Vitamin D.

  • Número de páginas: 15

  • Iza Rodrigues Mello
  • Beatriz Graziele Thomaz Alves
  • Nathalia Ribeiro Lopes
  • Millena Alves Fernandes
  • Natalia de Souza Borges
  • Marcela Aranha da Silva Barbosa
  • Ana Carolina Carvalho Rodrigues
  • Luana Silva Monteiro
  • Jane de Carlos Santana Capelli
  • Eduarda Vasconcelos de Souza
Fale conosco Whatsapp