Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O QUADRO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E O SIGNO SAUSSURIANO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL

O QUADRO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E O SIGNO SAUSSURIANO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL

O Interacionismo sociodiscursivo tem assumido um lugar importante na pesquisa em Linguística Aplicada e as ideias defendidas pelos pesquisadores dessa área vem sendo difundidas no Brasil desde a década de 1990. O ISD foca na análise de textos variados procurando perceber seu funcionamento e sua relação com o contexto, mas, seu objetivo maior é compreender o agir e o desenvolvimento humano. Desse modo, há uma preocupação de ordem científica, mas, também um compromisso com a ordem social. Sabendo que a filiação teórica proveniente de espaços teóricos distintos e a densidade conceitual são ainda questões que merecem explicitação, neste trabalho, buscamos traçar um perfil do quadro teórico do ISD, dando especial destaque a questão do signo linguístico que segue a esteira de Saussure. Tomamos como base teórica principal os textos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) bem como o próprio Curso de Linguística Geral (SAUSSURE, 2008), entre outros autores.  O resultado das nossas leituras, como apresentado neste texto, aponta para a maturidade científica que o quadro possui e para a necessidade de que se tenha clareza no que diz respeito às filiações teóricas que compõem o ISD.

Ler mais

O QUADRO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E O SIGNO SAUSSURIANO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.7552104031

  • Palavras-chave: ISD; Quadro teórico-epistemológico; Saussure; Signo

  • Keywords: ISD; Theoretical-epistemological framework; Saussure; Sign

  • Abstract:

    The Sociodiscursive Interacionism has assumed an important place within the Applied Linguistic research and the ideas defended by the researchers from this area have been spread in Brazil since the 1990s. The ISD focuses on the analysis of varied texts seeking to understand their functioning and their relation with the context, but its major objective is to comprehend the human action and development. Thus, there a scientific order concern but also a commitment to the social order. By knowing that the theoretical affiliation coming from different theoretical spaces and the conceptual density are still issues that deserve clarification, in this work, we aim to draw a profile of the ISD theoretical framework, with special emphasis on the linguistic sig that follows Saussure´s wake. We take as a main theoretical basis the texts of Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) as well as the Course in General Linguistics itself (SAUSSURE, 2008), among other authors. The result of our readings, as presented in this text, points to the scientific maturity the framework has and to the need for clarity regarding the theoretical affiliations that make up the ISD.

  • Número de páginas: 15

  • Rafaela Cristina Oliveira de Andrade
  • Francisca Raquel Alves Moreira
  • Barthyra Cabral Vieira de Andrade
Fale conosco Whatsapp