Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AUTORRETRATO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM: UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA

AUTORRETRATO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM: UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA

Neste capítulo, é apresentado e analisado um autorretrato de professores de inglês do município de Santarém-Pará. Para a sua construção foram usados dados de  um levantamento sobre a situação do ensino e da aprendizagem de inglês na escola pública desse município. A partir de um paradigma e um desenho de pesquisa fenomenológicos, a reunião dos dados se deu através de um questionário e uma entrevista com quinze professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Santarém, das zonas rural e urbana do município. A análise dos dados foi realizada por meio de uma versão do método de análise de dados fenomenológicos de Van Kaam (1959, 1966), produzida por Moustakas (1994) e balizada pela Escada de Abstração Analítica de Carney (1990). Os resultados da pesquisa revelam traços importantes do professor de inglês da educação básica pública santarena e constiuem uma potencial contribuição para a construção de uma metanarrativa sobre a identidade desse profissional em nível nacional. 

Ler mais

AUTORRETRATO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM: UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.75521040317

  • Palavras-chave: Descrição fenomenológica, Professor de inglês, Escola Pública, Santarém-PA.

  • Keywords: Phenomenological description, English teacher, Government-funded school, Santarém-PA.

  • Abstract:

    In this chapter, a self-portrait of teachers of English from the municipality of Santarém-Pará is presented and analyzed. For its construction, data from a survey about teaching and learning English in public schools of this municipality were used. Based on a phenomenological paradigm and research design, the data were collected through a questionnaire and an interview with fifteen teachers from the Santarém School District, working in the rural and urban areas of the municipality. Data analysis was performed using a version of Van Kaam’s (1959, 1966) phenomenological data analysis method produced by Moustakas (1994) and aided by Carney’s Analytical Abstraction Ladder (1990). The results of the research reveal important traits of the primary and secondary teacher of English from government-funded schools in Santarém, and they constitute a potential contribution to the construction of a meta-narrative about the identity of this professional at a national level.

  • Número de páginas: 19

  • Nilton Hitotuzi
Fale conosco Whatsapp