Visualizações

5

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

O planejamento estratégico mostrou-se essencial para as organizações definir suas metas, buscar ações para alcançá-las, mediante a mobilização dos recursos para auxiliar em sua tomada de decisão. Esse estudo tem por objetivo fazer uma comparação de mercado entre as empresas A, B e C, e elaborar um planejamento estratégico para a empresa C, por meio das ferramentas de análise SWOT e do plano de ação 5W2H. A matriz SWOT permitiu obter conhecimento da real situação das três empresas no mercado, observando as suas forças e fraquezas no seu ambiente interno, suas oportunidades e ameaças em seu ambiente externo. Verificou-se que a empresa A, possui uma vantagem competitiva maior comparado as empresas B e C, pois está consolidada há mais de vinte anos no mercado e com um grande poder de barganha, fatores que permitem a empresa manter serviços de contrato com valores altos. Porém seus pontos fracos torna-se uma ameaça caso seus concorrentes o explorem. A empresa B, também apresenta vantagem competitiva prestando serviços em condomínios, sendo este seu foco principal além de possuir todos os matérias necessários para a área, mas a falta de investimento que possa expandir seus serviços para as outras áreas de telecom e o surgimento de novos produtos com tecnologias avançadas, ameaçam gradativamente a empresa. A empresa C, nova no ramo, se mantém estagnada no mercado tendo serviços pequenos em municípios vizinhos e estaleiros por ser uma área pouca explorada pelos concorrentes. É notável que a empresa se lançou ao mercado sem possuir um planejamento estratégico. Com os dados obtidos por meio da análise SWOT, permitiu propor um planejamento estratégico para empresa C, observando a evolução tecnológica na qual exige um maior conhecimento dos servidores, sendo proposto à empresa fazer parceria com uma fábrica de matéria-prima para comprar os produtos com um menor preço, expandir seus serviços para outras áreas de telecomunicação.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

DOI: 10.22533/at.ed.53021010429

Palavras chave: Vantagem Competitiva, Análise SWOT e 5W2H.

Keywords: Competitive Advantage, SWOT Analysis, 5W2H Action Plan.

Abstract:

The strategic planning proved itself to be very important for corporations to define their aims, and to seek actions to achieve them, by mobilizing resources to assist their decision making. This paper aims to present a market comparison between corporations A, B, and C, and from that to elaborate a strategic plan for corporation C, through the SWOT analysis tools and the 5W2H action plan. The SWOT matrix allowed to obtain knowledge of the real situation of that three corporations in the market, observing their stregths and weaknesses in their internal environment, and their opportunities and threats in their external environment. It was found that corporation A has a greater competitive advantage if compared to corporations B and C, maybe because it has been consolidated for twenty years in the market and also with greater bargaing power, so these factors allow the corporation to obtain contract of services very profitable. However, its weaknesses become a threat if its competitors exploit it. The Corporation B has a competitive advantage too, because it provide services in condominiuns like its main focus, in addition it possesses all necessary materials for develop that function, but the lack of investments to expand its services to other telecom areas and the emergence of new advanced technology products, gradually treaten the corporation. The corporation C is new in business, it seems to remain stagnant in the market, even so it makes small services in neighboring municipalities and shipyards for being na area no much explored by its competitors. It was observed that corporation entered in the market without to have a strategic plan. However, data obtained from SWOT analysis, allowed to propose a strategic planning for corporation C, observing the technological evolution in which requires a greater knowledge of the employees, and to propose to the corporation to join itself a corporation partner with a raw material factory to buy products with a lower price, and so to expand its services to other telecommunication area.

Autores

  • Denilson Fernandes Vital
  • FABIANA ROCHA PINTO