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capa do ebook REGISTROS GRÁFICOS E ERROS ORTOGRÁFICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

REGISTROS GRÁFICOS E ERROS ORTOGRÁFICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

Apresentamos neste trabalho reflexões sobre o conhecimento ortográfico de estudantes egressos, a partir da análise de redações de vestibulandos. O emprego de diversas formas de linguagem é um tema recorrentemente discutido, uma vez que a língua se constitui e representa expressivamente os processos de interações socioculturais. Diante dos casos, em que mais de uma grafia seria “aceita”, a ortografia se torna um recurso capaz de filtrar na escrita os mais distintos falares dos usuários e auxilia na unificação da língua no conjunto de países que partilham a Língua Portuguesa. Notando as dificuldades e as ocorrências presentes nas produções dos candidatos a uma vaga no ensino superior, surgiram alguns questionamentos sobre quais as ocorrências ortográficas mais recorrentes nas produções textuais e a sua natureza. Desse modo, destaca-se o estudo voltado aos erros ortográficos, principalmente, aqueles relacionados às marcas da fala e à violação das regras dicionarizadas. Para tal, o objetivo deste trabalho consiste em identificar e refletir sobre a natureza das ocorrências de escrita que violam a ortografia presente em redações de vestibulandos. Sustentam as discussões os estudos de Oliveira (2005), Morais (2006), Costa (2016), entre outros autores. Além disso, recorremos às orientações postas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I (1997), do Ensino Fundamental II (1998) e do Ensino Médio (2000). Como resultados, observamos que os dados reiteram a necessidade de uma reflexão sistematizada sobre o ensino e a aquisição do código escrito, em diferentes níveis de ensino, principalmente, no que se refere à função social da escrita e a formação de leitores.

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REGISTROS GRÁFICOS E ERROS ORTOGRÁFICOS EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.78621080311

  • Palavras-chave: Ortografia; Redações; Vestibular

  • Keywords: Spelling; Essays; Entrance exam.

  • Abstract:

    In this work, we present reflections on the spelling knowledge of alumni students, based on the analysis of undergraduate students. The use of different forms of language is a theme that is frequently discussed, since language is constituted and expressively represents the processes of socio-cultural interactions. In view of the cases, in which more than one spelling would be "accepted", spelling becomes a resource capable of filtering in writing the most distinctive speeches of users and helps to unify the language in the set of countries that share the Portuguese language. Noting the difficulties and occurrences present in the productions of candidates for a vacancy in higher education, some questions arose about which orthographic occurrences are most recurrent in textual productions and their nature. Thus, the study focused on spelling errors, especially those related to speech marks and the violation of dictionary rules, stands out. To this end, the objective of this work is to identify and reflect on the nature of the occurrences of writing that violate the spelling present in undergraduate students. The studies by Oliveira (2005), Morais (2006), Costa (2016), among other authors, support the discussions. In addition, we resort to the guidelines set out in the National Curriculum Parameters (PCNs), Portuguese Language for Elementary School I (1997), Elementary School II (1998) and High School (2000). As a result, we observed that the data reiterate the need for systematic reflection on teaching and the acquisition of written code, at different levels of education, especially with regard to the social function of writing and the training of readers.

  • Número de páginas: 14

  • Sanimar Busse
  • Stefani Alves do Carmo
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