Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A implantação do 5s em uma confeitaria da cidade de manaus-am, utilizando ferramentas da qualidade

A implantação do 5s em uma confeitaria da cidade de manaus-am, utilizando ferramentas da qualidade

As indústrias e as empresas em geral, vivem em tempos de concorrência acirrada, em busca da eficiência, procuram meios para se diferenciar das demais, onde é preciso gerar e atender uma demanda por um produto no mercado. Para que a empresa se mantenha no mercado competitivo é necessário produzir com menos recursos e maior qualidade, desta forma gerando economia e sustentabilidade. O programa 5S que consiste em cinco palavras com origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, tem como finalidade propor organização, limpeza e segurança no ambiente. Portanto, o trabalho em questão é resultado de um estudo de caso, investigado através de uma pesquisa de campo onde foi possível visualizar os problemas relacionados a organização que afetam a produtividade e qualidade do ambiente, desenvolvido em uma confeitaria da cidade de Manaus-AM, tendo como objetivo a implementação do 5S, com o auxílio de duas ferramentas da qualidade que permitem um controle dos processos ou de melhorias, de fácil aplicação sem custos excessivos que contribuíram em resultados satisfatórios. Com o 5w2h foi possível proporcionar a elaboração de um plano de ação composto por cinco perguntas que mostram a forma mais adequada para a implantar os 5s, mostrando que é possível ver as atividades com clareza, ou seja, aquelas que precisam de mais atenção. Utilizamos o ciclo PDCA (plan, do, check, action) para ajudar auxiliando de forma que o local de trabalho esteja adequado para as funções cujas são determinadas, podendo ser aplicado de forma contínua para manter o processo funcionando de forma correta, gerando um local assíduo, oferecendo bem estar para os colaboradores, alcançando a produtividade estabelecida e entregando produtos com todas as especificações, satisfazendo os clientes.

Ler mais

A implantação do 5s em uma confeitaria da cidade de manaus-am, utilizando ferramentas da qualidade

  • DOI: 10.22533/at.ed.53021010464

  • Palavras-chave: Ambiente, Mercado, Organização, Planejamento e Produtividade.

  • Keywords: Environment, Market, Organization, Planning and Productivity.

  • Abstract:

    Summary Industries and companies in general, live in times of fierce competition, in search of efficiency, seek ways to differentiate themselves from the other ones, where it is necessary to generate and meet a demand for a product in the market. For the company to remain in the competitive market it is necessary to produce with less resources and higher quality, thus generating economy and sustainability. The 5S program, which consists of five words of Japanese origin: seiri, seiton, seiso, seiketsu and shitsuke, aims to propose organization, cleanliness and safety in the environment. Therefore, the work in question is the result of a case study, investigated through a field research where it was possible to visualize the problems related to the organization that affect the productivity and quality of the environment, developed in a confectionery in the city of Manaus-AM, aiming at the implementation of the 5S, with the help of two quality tools that allow a control of processes or improvements, easy to apply without excessive costs that contributed to satisfactory results. With the 5w2h it was possible to provide the elaboration of an action plan composed of five questions that show the most appropriate way to implement the 5s, showing that it is possible to see the activities clearly, that is, those that need more attention. We use the PDCA cycle (plan, do, check, action) to help assisting so that the workplace is suitable for the functions whose are determined, and can be applied continuously to keep the process working properly, generating an assiduous place, offering well-being for employees, achieving established productivity and delivering products with all specifications, satisfying customers.

  • Número de páginas: 5

  • David Barbosa de Alencar
  • Fabiana Rocha Pinto
  • Sarah Marjurye da Silva Coelho
Fale conosco Whatsapp