Visualizações

4

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS – METODOLOGIA DE IMPLATAÇÃO

O presente artigo tem como objetivo analisar o planejamento e controle de produção em pequenas empresas: metodologia de implantação. Em outros termos, um trabalho que leva o dobro do tempo e de produtividade, que pode decorrer por diversos motivos, tais como: falhas na concepção do projeto, erros no planejamento e/ou falha humana ou do equipamento na execução da atividade. O objetivo conhecer as metodologias eficazes para implantação de um Sistema de um Planejamento e Controle da Produção a nível operacional para uma empresa de Pequeno Porte de forma a se obter melhor eficiência, minimizar os desperdícios e melhorar os cumprimentos de prazos de entrega. Planejamento e Controle da Produção dentro do contexto de micro, pequenas empresas de produção de bens. Para que uma empresa tenha sua produtividade garantida, é necessário que se leve em consideração a importância da organização da produção. E para que a mesma venha ocorrer com o mínimo de interrupções ou falhas é imprescindível planejar, programar e controlar os processos. A análise consiste em estruturar as atividades do PCP através do aprendizado da empresa seguindo uma metodologia de implantação das rotinas de PCP. Produtos padronizados são bens ou serviços que apresentam alto grau de uniformidade, sendo produzidos em grande escala. Devido à importância e ao uso da classificação dos processos pelos seus fluxos, apresentam-se algumas observações sobre este tipo específico de classificação: processos em linha; processos em lote; processos por projetos. Deste modo, o que ficou perceptível que decorrente o advento da globalização, e  constante quebra de barreiras comerciais, o mercado se tornou altamente competitivo, exigindo a busca incessante da excelência e da qualidade dos produtos e serviços para atender ao cliente de forma satisfatória e nada melhor que ter aliado à sua gestão um planejamento eficaz. O mercado está exigindo cada vez mais de todos integrantes das organizações e cabe aos gestores encontrarem maneiras de incentivar todos colaboradores a refletir sobre melhorias em seu local de trabalho e posteriormente no restante da empresa.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS – METODOLOGIA DE IMPLATAÇÃO

DOI: 10.22533/at.ed.53021010415

Palavras chave: Controle de processos, Produtividade, Organização.

Keywords: PRODUCTION PLANNING AND CONTROL IN SMALL COMPANIES

Abstract:

This article aims to analyze the planning and production control in small companies: implementation methodology. In other terms, a work that takes twice the time and productivity, which can occur for several reasons, such as: flaws in project design, errors in planning and/or human or equipment failure in the execution of the activity. The objective is to know the effective methodologies for the implementation of a Production Planning and Control System at an operational level for a Small Business in order to obtain better efficiency, minimize waste and improve delivery time compliance. Production Planning and Control within the context of micro, small goods production companies. For a company to have its productivity guaranteed, it is necessary to take into account the importance of production organization. And for it to occur with the minimum of interruptions or failures it is essential to plan, schedule and control the processes. The analysis consists in structuring the PCP activities through the learning of the company following a methodology of implementation of PCP routines. Standardized products are goods or services that present a high degree of uniformity, being produced in large scale. Due to the importance and the use of process classification by its flows, some observations about this specific type of classification are presented: processes in line; processes in batch; processes by projects. In this way, what became noticeable that due to the advent of globalization, and constant breaking of commercial barriers, the market became highly competitive, demanding the incessant search for excellence and quality of products and services to serve the client in a satisfactory way and nothing better than having allied to its management an effective planning. The market is demanding more and more from all members of the organizations and it is up to the managers to find ways to encourage all employees to reflect on improvements in their workplace and later in the rest of the company.

Autores

  • Ivan Silveira Teixeira
  • Fabiana Rocha Pinto