Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A gestão da qualidade por meio do 5s - Implementação de melhorias em uma empresa de refrigeração e montagem

A gestão da qualidade por meio do 5s - Implementação de melhorias em uma empresa de refrigeração e montagem

A gestão da qualidade por meio do 5S é um programa criado no Japão que possui grande repercussão nas empresas brasileiras do mais variado setor e porte, devido baixo custo de implantação, gerando grandes resultados de melhoria no ambiente organizacional e maior produtividade. O objetivo deste trabalho é demonstrar de forma prática os resultados adquiridos por meio da implementação da ferramenta 5S no ambiente de trabalho de uma empresa de refrigeração e montagem localizada em Manaus, com a foco no escritório e setores técnicos. A princípio foram analisadas as problemáticas e dificuldades estudadas no cotidiano da rotina da empresa, com base na busca de aperfeiçoar e melhorar o local físico de trabalho, como também, no clima organizacional. O critério aplicado para implementação de melhorias foi por meio de ferramentas da qualidade que auxiliam para uma boa gestão do processo. Para a introdução do programa 5S foi necessário o envolvimento e participação de todos os funcionários, como também, de todos os setores da empresa, tornando um ambiente saudável, de forma que todos os indivíduos se sintam como elementos importantes e responsáveis pelos avanços atingidos. A implementação ocorreu por via de capacitações dos colaboradores referente a metodologia 5S, orientações, supervisões, controle das práticas, revisões e análises dos planos de ações, como também, a correção de ações indevidas identificadas no decorrer da implementação. Com isto, em decorrência da implementação do programa 5S na empresa de refrigeração e montagem foi possível identificar ganhos em produtividade, colaboradores mais envolvidos tornando o ambiente de trabalho com clima saudável em sua rotina de trabalho, como também, uma mudança cultural. O programa 5S não é mais visto como uma metodologia que auxilia apenas nas questões de limpeza, mais como uma ferramenta de melhoria que auxilia no ambiente organizacional e produtividade por meio de 5 sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

Ler mais

A gestão da qualidade por meio do 5s - Implementação de melhorias em uma empresa de refrigeração e montagem

  • DOI: 10.22533/at.ed.5302101044

  • Palavras-chave: Disciplina, melhoria, Programa 5S

  • Keywords: Disciplina, melhoria, Programa 5S

  • Abstract:

    The quality management through 5S is a program developed in Japan which has great rebound in Brazilian companies from many sectors and size, due to the low cost accomplishment, breeding great improvement results into organizational environment and greater productivity. The main goal of this paper is to illustrate in a practical way the results achieved through the 5S breeding tool at the work environment of a refrigeration and assembly company, which is based in Manaus, focusing on the office and technical departments. At first, the problems and difficulties were analyzed in the daily routine company, looking for physical workplace refining and improvements, and the organizational climate as well. The criteria settled to implement improvements were through quality tools that assist a good process management. For the 5S Program introduction, it was necessary an employed participation from all company sectors, as well, for making a healthy environment, so then, everyone would be able to feel like important elements and responsible for the advances achieved. The accomplishment has occurred by training employees regarding the 5S methodology, guidelines, supervision, practices control, reviews and analysis of action plans, as well as a correction acties undue occurred during the implementation. Therewith, as a consequence of the 5S Program implementation in the refrigeration and assembly company, it was possible to identify incomes in productivity, employees more involved at work becoming a healthy workplace in their work routine, as well as cultural changes. The 5S Program is no longer seen as a methodology that only helps cleaning issues, but as an improvement tool which helps in the organizational environment and productivity through 5 senses: Short, Set in order, Shine, Standardize, Sustain.

  • Número de páginas: 5

  • Fabiana Rocha Pinto
  • Antonia Silva dos Anjos
Fale conosco Whatsapp