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MAPEAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE CARNE, EM MANAUS-AM

A revolução industrial transformou o jeito de produzir, pois trouxe a especialização, divisão de trabalho, linha de montagem e padronização de tarefas, melhorias como os redesenhos e mapeamentos de processos, possibilitam racionalizar o processo, minimizando desperdícios, eliminando atividades que não agregam valor do ponto de vista do cliente e simplifica as operações, fazendo que as empresas sejam competitivas e atraentes para os clientes. Para que o Brasil se mantenha em destaque no mercado mundial de carne, é preciso entender aspectos das cadeias que compõem o ramo, de modo a identificar os principais gargalos produtivos. O objetivo é coletar dados que permitam identificar os principais gargalos, eliminar atividades desnecessárias, tempos ociosos, propor o fluxo mais adequado e otimizar para promover a melhoria contínua, assim atingindo a eficiência e qualidade. Uma pesquisa pode ser de natureza fundamental ou aplicada, ter abordagem quantitativa ou qualitativa e ainda, de acordo com seus objetivos, pode ser exploratória, descritiva ou explicativa. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Com a coleta de informações pode-se fazer a análise das informações obtidas. Avaliando o processo foram analisadas quais etapas constituem o fluxo do dianteiro do boi. A metodologia de modelagem de processos (mapeamento de processos) é uma forma de coordenar e direcionar os esforços de análise da organização em relação aos seus processos. Usado amplamente na representação de fluxos, o mapafluxograma trata-se da representação do mapa de processos em uma planta de edifício ou na própria área em que a atividade se desenvolve. Tendo em vista o uso dessa ferramenta observar-se que o processo de beneficiamento de carne do dianteiro do boi tem potencial de ser realizado com mais qualidade e eficiência, assim como a empresa beneficia-se das principais vantagens de se mapear o processo e gestão de processos que é o foco no cliente, minimizando os gargalos, etapas que não agregam valor e promovendo a melhoria contínua.

MAPEAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE CARNE, EM MANAUS-AM

DOI: 10.22533/at.ed.53021010410

Palavras chave: Processo, Gargalos, Otimizar.

Keywords: Process, Bottlenecks, Optimize.

Abstract:

The industrial revolution transformed the production methods, as it has brought the specialization, the work division, the assembly line and tasks standardization, improvements such as the redesings and process mapping, enable the racionalization of the process, minimizing waste, eliminating activities that do not agregate value from the client’s point of view and simplify the operations, resulting in more competitive and atractive companies for the clients. In order to Brazil to maintain itself in the meat market’s highlights, it is necessary to understand aspects of the chains that compose the field, identifying the main bottlenecks. The objective is to collect data that allow identifying the main bottlenecks, eliminate unnecessary activities and idle times, propose a more adequate flow and optimize to promote the continuous improvement, reaching the efficiency and quality. One research can have a fundamental or applied nature, follow a quantitative or qualitative approach, according to the objectives, it can be exploratory, descriptive or explanatory. This study concerns a case study following a quantitative approach. After the information collection, it is possible the analyse the acquired information. Evaluating the process, it was analysed which steps establish the front beef flow. The process modeling methodology (process mapping) is a manner to coordinate and direct the organization analysis efforts regarding its processes. Widely used in the flow representation, the map flow chart concerns the representation of a process map in a building blueprint or in the area where the activity happens. In view of the use of this tool, it can be observed that the front beef processing has the potential to be executed with more quality and efficiency, as well as the company benefits from the main advantages of mapping and managing the process which is focused on the client, minimizing bottlenecks, steps that do not agregate value and promote the continuous improvement.

Autores

  • Thais Lavinia Mesquita de Aquino
  • FABIANA ROCHA PINTO